Aluna conquista Honra de Bronze na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica
Bruna Santos está no primeiro período de Matemática do Campus Arapiraca e se destacou em uma das maiores competições científicas do mundo

A estudante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Bruna Santos, de apenas 20 anos, conquistou a Honra de Bronze na edição de 2025 da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica. Cursando o primeiro período do curso de Matemática no Campus Arapiraca, a aluna foi premiada na categoria sênior da competição, voltada para estudantes universitários e do ensino médio.
A conquista foi fruto de horas de estudo e atividades realizadas por Bruna, que sempre se interessou por competições no campo das ciências exatas. A preparação envolveu análise de conteúdos de física, astronomia e matemática, analisando tópicos como expansão do universo, leis da gravitação, cometas e equação de Friedmann, resolução de simulados e treino de questões rápidas, essenciais para adaptação ao estilo de competição.
“Receber a Honra de Bronze foi uma experiência emocionante. Esse resultado é um marco na minha trajetória acadêmica, porque mostra que, mesmo no primeiro período da graduação, é possível conquistar espaço em competições internacionais. Pessoalmente, representa um sonho realizado e um incentivo para continuar estudando; profissionalmente, abre portas e reforça meu compromisso com a ciência e a educação”, contou Bruna, que é natural de Campo Grande (MS), mas mora há 14 anos em Arapiraca, cidade que ganhou seu coração.
Agora, a estudante pretende continuar se aprofundando em estudos de astronomia matemática e buscar novas oportunidades de representar a Ufal em competições nacionais e internacionais. “Espero também que essa minha conquista sirva de inspiração para que outros estudantes saibam que é possível alcançar grandes resultados com esforço e dedicação”, ressaltou Bruna.
Sobre a Competição
A International Astronomy and Astrophysics Competition (em tradução livre: Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica) é uma olimpíada científica de abrangência global que reúne participantes de mais de cem países, interessados em temas como física, matemática, espaço e temas similares.
A competição é realizada anualmente e propõe desafios de alto nível nas áreas de astronomia, astrofísica, física e matemática. Entre os conteúdos cobrados, estão temas como leis da gravitação, telescópios, equações cosmológicas, cometas e a expansão do universo. A proposta da olimpíada é estimular o pensamento científico e identificar jovens talentos na área.
Mais informações sobre a competição estão disponíveis no site oficial da IAAC