Audiências concentradas promovem celeridade e escuta ativa de jovens em privação de liberdade
Audiências concentradas promovem celeridade e escuta ativa de jovens em privação de liberdade

O juiz Vinícius Garcia, titular da 1ª Vara Criminal de Maceió - Infância e Juventude, conduziu, nos dias 2 e 3 de outubro, o quarto ciclo de audiências concentradas com processos do Sistema Socioeducativo em 2025.
Ao todo, foram realizadas 19 audiências voltadas à reavaliação das medidas aplicadas a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, com foco na escuta ativa e na celeridade processual.
A iniciativa integra o programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e é acompanhada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) de Alagoas, sob supervisão do desembargador Márcio Roberto.
Também participaram das audiências representantes do Programa de Pós-Medida – Pega Visão, Defensoria Pública, Ministério Público, equipes técnicas das unidades e familiares dos adolescentes.
As sessões contaram com a participação da promotora de Justiça Hylza Torres, do defensor público Fábio Passos e de Maurilo Sobral, assistente técnico do programa Fazendo Justiça.
Os dados das audiências já integram o Observatório Socioeducativo de Alagoas, disponível para consulta pública no site da Seprev.