DEA participa no maior encontro de aviação de Segurança Pública do Brasil

O Departamento Estadual de Aviação (DEA) participou, de 28 de agosto a 2 de setembro, da 8ª edição do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública (ENAVSEG 2025), considerado o maior evento de aviação de segurança pública e defesa social do Brasil. Realizado em Florianópolis (SC), o encontro reuniu cerca de 1.400 participantes, entre autoridades, operadores, empresas de tecnologia e especialistas nacionais e internacionais.
Durante o evento, a equipe do DEA compartilhou a experiência de Alagoas e destacou a importância da aviação como ferramenta estratégica para garantir respostas rápidas, apoiar forças policiais, realizar atendimentos aeromédicos de alta complexidade e executar missões integradas que salvam vidas.
Para o tenente-coronel Maykel Araújo, diretor de Operações do DEA, a participação reforça o compromisso de Alagoas com o alinhamento às melhores práticas do setor. “O ENAVSEG nos permitiu trocar experiências com operadores de todo o Brasil, absorver inovações e também compartilhar a realidade das nossas operações aéreas em Alagoas. É um momento de aprendizado, integração e fortalecimento da aviação pública, que se reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados pelo DEA à população”, destacou.
Além do tenente-coronel Maykel Araújo, participaram da delegação os comandantes Thaise Fontes, Clayton Serpa, Sérgio André, Diego Mendonça, Monte e Araújo, além do operador aerotático sargento BM Paes.
“É uma oportunidade única de atualização e integração com as principais referências do país na aviação de segurança pública. Para o DEA, participar significa manter nossa equipe sempre atualizada, ciente das novidades tecnológicas. Essa troca de conhecimento é essencial para que possamos aprimorar nossas operações, garantir ainda mais eficiência no apoio às forças de segurança e salvar vidas com excelência”, afirmou o coronel André Madeiro, diretor-presidente do DEA.
O ENAVSEG também contou com um espaço dedicado às mulheres da aviação, por meio do evento “Mulheres: Missões Especiais Necessitam de Mulheres Especiais”. A atividade reuniu profissionais que atuam no setor para uma troca franca de experiências e reflexões sobre os desafios e as adaptações necessárias para garantir melhores condições de atuação feminina na aviação de segurança pública.
“Foi um momento de valorização, escuta e fortalecimento, no qual as participantes puderam compartilhar demandas, discutir práticas e reforçar a importância da presença feminina em missões que exigem técnica, sensibilidade e resiliência”, disse a policial civil Thaise Fontes, que é piloto de aeronave de asa fixa do DEA.
Organizado pelo site Piloto Policial, o ENAVSEG tem como objetivo promover a integração entre as forças policiais e de segurança pública do país, fortalecendo a cooperação interinstitucional. A troca de experiências ocorre por meio de plenárias e palestras que reúnem especialistas nacionais e internacionais.