DESENVOLVIMENTO SOCIAL

15ª Conferência Estadual de Assistência Social reúne 600 participantes e marca os 20 anos do Suas em Alagoas

Por Beatriz Saldanha / Ascom Seades Publicado em 03/10/2025 às 17:14
Evento aconteceu no Centro de Convenções de Maceió Ascom Seades

Com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social reuniu cerca de 600 participantes no Centro de Convenções de Maceió, nos dias 1 e 2 de outubro. Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), o evento reafirmou o papel da assistência social como política pública essencial à garantia de direitos e à justiça social em Alagoas.

Participaram da conferência 546 delegadas e delegados, representando todos os 102 municípios alalagoanos. Destes, 164 vagas foram destinadas às cotas afirmativas, conforme a resolução CNAS/MDS Nº 187/2025, garantindo a representatividade de grupos como pessoas negras, com deficiência, lgbtqiapn+, idosas, adolescentes, jovens e migrantes.

Durante os dois dias de atividades, os participantes debateram e aprovaram propostas a partir de cinco eixos estratégicos, alinhados ao II Plano Decenal de Assistência Social, com foco na Universalização do SUAS, Gestão Democrática, Integração de Serviços, Valorização Profissional e Sustentabilidade Financeira da Política Socioassistencial.

“Este foi um momento histórico para refletirmos sobre os avanços conquistados ao longo dos 20 anos do suas e reafirmarmos nosso compromisso com uma assistência social pública, universal e com equidade”, destacou Kátia Born, secretária da Seades.

Além dos debates e deliberações, a conferência também foi marcada pela eleição dos delegados e delegadas que representarão Alagoas na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será em dezembro de 2025, em Brasília.

A escolha dos representantes seguiu critérios de paridade e diversidade.

“A 15ª Conferência Estadual simboliza o fortalecimento da gestão participativa, da escuta qualificada dos usuários e da atuação conjunta entre governo e sociedade civil na consolidação do Suas em Alagoas”, afirmou Aline Barros, presidente do CEAS.

A etapa estadual foi precedida por conferências municipais realizadas entre março e julho, além de cinco reuniões descentralizadas e ampliadas (RDAS) organizadas pelo CEAS, abrangendo todas as regiões do estado.