Outubro Rosa: Desfile de moda e palestras educativas marcam o lançamento da campanha contra o câncer em Maceió
Evento transformou sala de cinema em passarela de moda e contou com a participação de médicos especialistas, que ressaltaram a importância do autocuidado diário

A abertura da campanha Outubro Rosa em Maceió aconteceu, nesta semana, em uma das salas do cinema Kinoplex, no Maceió Shopping, e contou com a participação de médicos, que falaram sobre a importância do autocuidado diário como forma de prevenção, e de modelos e estilistas de moda, que transformaram o local em uma grande passarela. Tudo isso para ressaltar formas de se proteger contra o câncer e de manter canais permanentes de solidariedade.
Seguindo a temática nacional "Com mais prevenção, mais vida", profissionais da saúde proferiram palestras sobre a importância de cada pessoa fazer a sua parte, mantendo hábitos saudáveis no cotidiano através de exames preventivos rotineiros, atividade física e alimentação equilibrada.
O evento, organizado pelo Maceió Shopping em parceria com o Labmoda e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, também contou com a participação de estilistas e modelos alagoanos, que apresentaram a coleção “Entre Mãos”, que tem toda a renda revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas.
As peças autorais estão à disposição do público na loja Lab Loja Vazia, que fica no piso téreo do Maceió Shopping, logo após a entrada do Restaurante Camarão Camarada. Quem for ao espaço, encontrará, até o final deste mês, variadas opções de adereços para vestuário e acessório masculino, feminino e infantil.
"Na sua segunda edição, ao completar um ano de história, o Labmoda apresenta seu pilar social: o Lab Loja Vazia. Criado para desenvolver projetos socioambientais e promover transformação social, o espaço conta com uma loja física que une moda e solidariedade., explicou o jornalista Marcos Leão, idealizador do projeto.
Além de aceitar doações de roupas e acessórios, que serão destinados ao bazar da Rede e convertidos em vendas para a causa, a loja está vendendo peças exclusivas criadas por profissionais da moda alagoana. A iniciativa utiliza a moda como ferramenta de conscientização e solidariedade, transformando cada doação em um ato de apoio direto aos pacientes em tratamento oncológico.
Assinam a coleção as estilistas Thalita Tavares e Luciana dos Santos, junto à designer de joias Bruna Bert, que também criou uma peça exclusiva simbolizando força e união na luta contra o câncer. A identidade visual é de Raiza Oliveira.
De acordo com a Rede, mais de 4.000 pacientes são atendidos anualmente pela instituição, que oferece serviços gratuitos essenciais para o tratamento de câncer, incluindo acompanhamento psicológico, alimentação e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. A arrecadação do Bazar da Rede Feminina de Combate ao Câncer contribui diretamente para o sustento desses serviços, que são cruciais para a continuidade do atendimento.
Para se ter uma ideia do tamanho do trabalho social oferecido pela instituição, 180 pacientes do setor de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió recebem três refeições e dois lanches todos os dias. Cada um deles, com direito a acompanhante, passam a semana (de segunda à sexta), hospedados na sede da Casa de Apoio, que fica no bairro do Centro, em Maceió, com toda a estrutura necessária, até que recebe alta médica.
“Nossa expectativa com o Lab Moda Vazia é muito grande, pois a manutenção do nosso atendimento depende exclusivamente de doações. Tem momentos que o estoque de alimentação está tão precário que nós, voluntários, saímos pedindo ajuda a pessoas que encontramos nos supermercados”, conta a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Vitória Basílio.
Além da alimentação, a Casa de Apoio precisa ter verba mensal para pagar três funcionários e despesas como água, luz e internet. O investimento mensal fica em torno de R$ 20 mil a R$ 22 mil.
Sobre o Labmoda
O Labmoda é uma plataforma de conexão, aprendizado e transformação voltada para o fortalecimento das cadeias de moda e beleza no território brasileiro, em especial o nordestino. A iniciativa atua como uma plataforma de conhecimento, networking e fomento ao empreendedorismo, à empregabilidade e à trabalhabilidade, impulsionando pessoas que desejam construir ou desenvolver suas carreiras nesses setores. Mais do que formar profissionais, o Labmoda busca construir futuros possíveis — mais justos, inclusivos e sustentáveis — para quem sonha e trabalha com moda e beleza no Nordeste e no Brasil.
Sobre a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas
Fundada em 1953, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que oferece suporte essencial a pacientes em tratamento oncológico na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A Rede Feminina garante cuidados médicos e psicológicos, alimentação, higiene e acolhimento a pacientes e seus acompanhantes, além de promover ações que visam a dignidade e o bem-estar durante o tratamento contra o câncer.