UFAL

Papelzinho no Varal celebra Dia das Crianças com poesia e brincadeira

Tarde para brincar com as palavras será no dia 12 de outubro, às 16h, no Mercado das Artes 31; inscrições são gratuitas

Por Ascom Ufal Publicado em 06/10/2025 às 13:42

Outubro é mês de festa para os pequenos e para quem ainda guarda a infância no peito. No próximo domingo (12), às 16h, o projeto Papelzinho no Varal vai transformar a tarde do Dia das Crianças em um grande convite para brincar com as palavras. O encontro será no Mercado das Artes 31, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió. As inscrições são gratuitas e on-line devem ser feitas nesta página.

Criado e conduzido pelo professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), poeta e curador Ricardo Cabús, o Papel no Varal busca democratizar o acesso à poesia, com uma proposta inusitada: poemas de diferentes épocas e estilos são pendurados em um varal, de onde o público pode escolher qual deseja ouvir. Além disso, qualquer pessoa pode subir ao palco para dar voz aos versos.

Na programação especial do Dia das Crianças, Ricardo e Larissa Cabús conduzirão o varal e a brincadeira, guiando o público no encontro com os poemas e incentivando cada criança a se tornar leitora e narradora de sua própria experiência. No varal, cem poemas de autores de todos os tempos e lugares: Cecília Meireles, José Paulo Paes, Ruth Rocha, Fernando Pessoa, Jorge de Lima e 95 outros poetas prontos para surpreender leitores de qualquer idade. A programação conta ainda com participação especial do pianista Bragazion, para acrescentar novas cores e sons à tarde de poesia.

Cada poema é um convite a brincar, imaginar e descobrir. Mais do que diversão, a poesia é caminho de descoberta. Escutar, escolher e ler em voz alta desenvolve a imaginação, amplia o vocabulário e abre a porta para a sensibilidade.

O evento é uma realização do Instituto Lumeeiro e conta com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições.

Papel no Varal

Criado em 2009, o projeto leva poesia ao grande público pendurando cem poemas em um varal de sisal para que cada pessoa escolha e leia em voz alta. Duas regras valem desde o começo: não trazer de casa e não ler o próprio poema. A curadoria é de Ricardo Cabús, com pré-seleção do conselho editorial do Instituto Lumeeiro.

Mais informações nos seguintes contatos: 82 99651-9398 / 82 98213-1705