SEMINÁRIO

Sesau promove seminário sobre os desafios da saúde mental nesta sexta-feira

Publicado em 07/10/2025 às 16:52
Seminário promovido pela Sesau, SMS de Maceió e Ufal vai tratar dos desafios atuais da saúde mental Carla Cleto

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai promover, na sexta-feira (10), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), um seminário sobre os desafios atuais sobre o tema.

 

O evento, voltado para os profissionais e estudantes da área da saúde mental, irá acontecer das 8h às 17h no auditório da Reitoria da Ufal, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

 

De acordo com a assessora Técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial (Suap) da Sesau, Juliana Maia, o encontro com o tema “Desafios Atuais da Saúde Mental” será um espaço de diálogo, aprendizado e conexão, pensado especialmente para profissionais e estudantes da área da saúde. Este encontro busca não apenas debater os obstáculos que se apresentam no cuidado à saúde mental, mas, também, construir, coletivamente, caminhos para um futuro mais consciente e eficaz.

 

“Será um dia de imersão profunda em temas cruciais, com a participação de especialistas, professores e representantes de instituições chave. Nossa programação foi cuidadosamente elaborada para promover uma troca rica e multidisciplinar. Acreditamos que a conexão humana é fundamental. Por isso, preparamos um ambiente que vai além das palestras tradicionais. Desde o credenciamento até exposições de arte terapêutica e um quebra-cabeça do conhecimento, cada detalhe foi pensado para criar uma atmosfera acolhedora e colaborativa”, explicou Juliana Maia.

 

A programação abordará temas como Acesso e Direitos, com um painel dedicado a discutir o acesso aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) sob a perspectiva dos direitos humanos e a importância da intersetorialidade entre as políticas do Sistema único de Saúde (SUS) e SUAS.

 

Também irá contar com abordagens como contextos de crise, com uma palestra sobre os desafios específicos da saúde mental em cenários de catástrofes e emergências; saúde mental infantojuvenil, com uma mesa de debates sobre o impacto do uso excessivo de telas, o uso de drogas e os excessos de diagnósticos na juventude, além de tratar da saúde digital, com uma análise sobre as oportunidades e desafios da tecnologia no acesso à saúde mental.