BEM-ESTAR ANIMAL

Adeal inicia em novembro campanha obrigatória de atualização cadastral do rebanho

Por Dorgival Junior / Ascom Adeal Publicado em 21/10/2025 às 17:13
Declaração pode ser feita de forma online, por meio do Sigeal, para os criadores já cadastrados no sistema ou de forma presencial nas unidades da Adeal Adeal - arquivo

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) promoverá, no período de 1° a 30 e novembro, a campanha de atualização cadastral do rebanho que deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, aves, abelhas e peixes, além de outros animais aquáticos.


Obrigatória, a atualizaçãocadastral foi uma das condicionantes para o avanço de Alagoas para o status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação concedido pelo Organização de Saúde Animal (OMSA) em maio passado. 


De acordo com a Assessoria de Defesa Agropecuária da Adeal, a declaração pode ser feita de forma online, por meio do Sigeal, para os criadores já cadastrados no sistema ou de forma presencial nas unidades da Adeal.

Para fazer a declaração, o produtor deve apresentar os documentos de RG e CPF, além de comprovante de residência e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) assim como o número de telefone e e-mail.

A Adeal alerta que o produtor que não fizer a atualização cadastral, além de inadimplente com a Adeal, estará sujeito as sanções administrativas previstas por lei, a exemplo do bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

O Formulário de Atualização Cadastral de Rebanhos está disponível no site da Adeal para facilitar o preenchimento prévio dos dados.