Hospital Escola Portugal Ramalho ganha o primeiro Comitê de Ética de Enfermagem
 
						O primeiro Comitê de Ética de Enfermagem do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), unidade assistencial da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), tomou posse nesta quinta-feira (30).
A solenidade foi promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) e contou com a presença de gestores, profissionais de enfermagem e demais servidores.
A diretora-geral do HEPR, Helcimara Martins, deu boas-vindas aos profissionais e ressaltou a importância da primeira Comissão de Ética de Enfermagem, especialmente pelas características da unidade que é referência em saúde mental do estado.

“Sua criação fortalece a instituição ao garantir o cumprimento do código de ética, auxiliando na resolução de conflitos, orientando a equipe e promovendo um ambiente mais seguro e colaborativo”, ressaltou.
Para a coordenadora de Enfermagem do hospital, Luana Barros, a comissão representa um valor enorme para a instituição. “Dessa forma, teremos uma comissão que contribuirá, de forma relevante, para a qualidade da assistência de enfermagem”, concluiu.
Esvaldo Silva, representante do Coren-AL, explicou como deve funcionar o recebimento de denúncia, apuração e abertura ou não de processo ético. Ele ressaltou que a Comissão de Ética de Enfermagem não tem caráter punitivo e será um elo dos profissionais da unidade com o conselho.
“A comissão deve orientar os profissionais, conversar e, se houver indícios de infração ética, levantar informações e encaminhar para o Coren”, detalhou, salientando que este é um espaço importante para a manifestação de ideias que deverão contribuir para a valorização da categoria e da assistência prestada pela enfermagem da unidade, prezando sempre pelo respeito aos colegas, gestores e pacientes.

A comissão tem duração de três anos e passa a vigorar a partir da data da posse até 30 de outubro de 2028 e será composta pela enfermeira Juliana Taveiros, como presidente; enfermeira Elaynei de Albuquerque Tenório Pereira, como secretária, e pela auxiliar de enfermagem, Aulimary Fernandes Ferreira, como técnica.
O Comitê de Ética é norteado pela Resolução do Cofen 792/2025, que regula e instrui a atividade.
