LITERATURA

A Editora Luz do Sol lançará três livros durante a Bienal

Publicado em 30/10/2025 às 21:54

A Editora de Livros de Arte Artesanais Luz do Sol consolida sua presença na cena cultural alagoana com o lançamento de três obras que destacam a força e a diversidade da produção artística regional. Durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2025, no estande da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, o público poderá conhecer “A Arte de Yara Pão”, “O Expressionismo de Ivina” e “Fragmentos”: Publicações que aliam criatividade, acessibilidade e memória cultural.

O livro “A Arte de Yara Pão”, com curadoria e edição de Pablo De Luca, apresenta 28 reproduções de desenhos, aquarelas, pinturas em acrílico e muralismos de Yara Barbosa (Yara Pão). A obra foi patrocinada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoas e pelo Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Produzido artesanalmente, o volume já integra o acervo da Biblioteca Pública Estadual.

Em sintonia com a proposta de valorização da arte local, “O Expressionismo de Ivina” traz 26 reproduções da artista arapiraquense Ivina Jamyle da Silva, explorando o expressionismo como linguagem de emoção e identidade. Contemplado no Edital de da PNAB de Arapiraca, o projeto, também sob produção de Pablo De Luca, destaca-se pela atenção à inclusão: cada exemplar é numerado, impresso em Canvas Fine Art 100% algodão, costurado manualmente e acompanhado de versão digital com audiodescrição, e páginas impressas em braile.
Além de integrar o acervo da Biblioteca Pública Prof. Pedro de França Reis, de Arapiraca a edição promove o acesso gratuito online, ampliando o alcance das artes visuais e incentivando a leitura imagética.

Complementando o conjunto, “Fragmentos”, de autoria do fotógrafo Pablo De Luca, reúne 24 imagens que retratam texturas e cores das canoas da Laguna Manguaba, em Marechal Deodoro.
As imagens, impressas em Canvas Fine Art, evocam a estética de obras abstratas ao transformar marcas do tempo e vestígios do trabalho dos pescadores em composições pictóricas. Selecionado no Edital da Lei Paulo Gustavo o livro reforça o compromisso da editora em democratizar o acesso à arte e preservar a identidade visual alagoana. A obra, acessível a deficientes visuais com páginas impressas em braile, encontra-se disponível para consulta pública na Biblioteca Pública Estadual.

Unindo talento, técnica e sensibilidade, a Luz do Sol reafirma sua missão de difundir a arte contemporânea produzida em Alagoas, criando pontes entre artistas, instituições e leitores.
Os três livros, que serão lançados oficialmente na 11° Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2025, no dia 4 de novembro, às 20h, no estande da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos configuram-se como verdadeiros objetos culturais, testemunhos de um tempo e expressão viva da criatividade que move o cenário artístico do estado e do país.

Galeria de fotos