PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

Plano de ação 2025 reforça compromisso do IMA/AL com transparência

Documento integra o Plano Estratégico 2023–2026 e traz metas, prazos e iniciativas para fortalecer a gestão ambiental em Alagoas

Por Ascom IMA Publicado em 31/10/2025 às 15:03
Plano orienta e organiza todas as ações promovidas pelo órgão Ilustração

Em sintonia com os princípios de transparência e boa governança, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) publicou nesta sexta-feira (31) o Plano de Ação 2025. O documento orienta e organiza as ações do órgão, estabelecendo objetivos estratégicos que visam fortalecer a gestão ambiental no estado.

O Plano de Ação 2025 integra o Plano Estratégico 2023–2026, reunindo as iniciativas previstas para o ano, seus respectivos prazos e os resultados esperados. No primeiro semestre, colaboradores participaram de uma apresentação de monitoramento das atividades, onde foram divulgados os resultados já alcançados e colhidas sugestões sobre desafios e estratégias para o cumprimento das metas.

“Essas ações passam por um processo de gerenciamento de riscos. Isso significa que, além de definir o que será feito, o plano de ação também avalia o que pode dar errado e como agir para evitar ou minimizar esses problemas. A partir dos resultados dessa análise, elaboramos a Matriz de Risco, que está incluída no documento do Plano de Ação. Dessa forma, conseguimos antecipar desafios e garantir que nossas ações estratégicas sigam o caminho certo”, explicou a assessora de Governança e Transparência, Natália Lins.

Para isso, é realizada uma análise SWOT, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que podem impactar as ações do órgão. A Matriz de Risco reúne os principais problemas e as medidas preventivas ou corretivas para enfrentá-los. Segundo a assessora, esses relatórios são divulgados periodicamente, considerando as ações executadas desde março deste ano.

O IMA/AL busca aprimorar suas metas e metodologias a cada ciclo. Atualmente, uma das prioridades é ampliar e fortalecer parcerias interinstitucionais por meio de projetos de educação ambiental e iniciativas voltadas à promoção de práticas sustentáveis em todo o estado, consolidando o papel do Instituto como protagonista da agenda ambiental de Alagoas.

“Já alcançamos 100% de digitalização dos serviços ofertados ao público e, agora, buscamos aprimorar a eficiência dos fluxos internos. Outro foco importante é o fortalecimento institucional, com atenção especial aos colaboradores. Este ano, lançamos o Plano de Capacitação e o Plano de Valorização dos Servidores, reafirmando nosso compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento profissional das equipes”, destacou Natália Lins.