DESTAQUE NA BIENAL DO LIVRO

Secretaria da Primeira Infância realiza mil atendimentos durante a 11ª Bienal do Livro de Alagoas

Ações lúdicas e de valorização cultural aproximam crianças e famílias das políticas públicas voltadas à infância no maior evento literário do estado

Por William Makaisy / Ascom Cria Publicado em 10/11/2025 às 12:43
As ações foram pensadas para dialogar com o tema da 11ª edição da Bienal Thiago Ataide / Ascom Cria

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) marcou presença na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Durante o evento, o estande do Cria realizou mil atendimentos, com destaque para as atividades lúdicas 'Correio dos Sonhos' e aplicação de turbantes.

As ações foram planejadas para dialogar com o tema desta edição — “Brasil e África ligados culturalmente nas suas raízes e ritos” — e proporcionar experiências de aprendizado, escuta e valorização da infância alagoana.

O 'Correio dos Sonhos' teve caráter participativo, convidando as crianças a escreverem cartas sobre seus desejos para o bairro, a escola e a cidade onde vivem. A atividade, conduzida pela equipe do Cria, ocorreu em duas etapas: primeiro, com contação de histórias e redação das cartas; agora, com a análise dos relatos, que serão avaliados para identificar possibilidades de transformar esses sonhos em propostas de políticas públicas. A ação simboliza uma espécie de “mini audiência pública com crianças”, reforçando a importância de ouvi-las na construção de um estado mais justo e acolhedor.

Já a atividade com turbantes teve como propósito aproximar as crianças de suas raízes africanas, estimulando o reconhecimento da ancestralidade e promovendo a conscientização sobre identidade, diversidade e valorização cultural.

A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, destacou o impacto das ações como forma de aproximar o trabalho do Cria da população alagoana.

“A Bienal é um espaço de conhecimento, cultura e afeto, e o Cria se faz presente para fortalecer o protagonismo das crianças, escutando suas vozes e valorizando suas histórias. Cada carta escrita e cada turbante confeccionado são expressões de identidade, pertencimento e esperança”, afirmou.

Promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora Universitária (Edufal), a Bienal é o maior evento literário, cultural e artístico do estado. Em sua 11ª edição, reuniu o público em uma programação gratuita, com feiras de livros, mesas-redondas, oficinas, apresentações e atividades voltadas à educação e à cultura.