Secretaria da Mulher participa de workshop de cocriação da Rota Crítica do Alagoas Lilás
Evento reúne instituições para aprimorar atendimento e acolhimento às mulheres em situação de violência em Alagoas
A equipe do Centro Especializado de Atendimento às Mulheres (CEAM), vinculado à Secretaria de Estado das Mulheres de Alagoas (Semu), participou, na terça-feira (11), do Workshop de Cocriação da Rota Crítica do Alagoas Lilás.
A iniciativa busca eliminar obstáculos no atendimento, cuidado e acompanhamento das mulheres em situação de violência, garantindo que os serviços cheguem às vítimas com mais agilidade, qualidade e acolhimento.
O encontro reuniu profissionais e representantes de diversas instituições parceiras em um processo colaborativo para construir e aperfeiçoar a linha de cuidado destinada às mulheres que enfrentam situações de violência. Durante a atividade, foram debatidas estratégias para aprimorar a jornada de atendimento e o fluxo de encaminhamentos, promovendo uma rede de apoio mais integrada e eficiente em todo o estado.
Segundo Ivanda Sombrinha, coordenadora de Políticas Públicas pelo Fim da Violência Contra as Mulheres do Instituto Natura, o workshop representa uma etapa importante dentro da política pública Alagoas Lilás, trazendo um olhar criterioso e específico para o tema.
“A proposta é criar uma navegação pela Rota Crítica para que, quando a mulher encontrar obstáculos para o atendimento ou dificuldades para acessar os serviços, isso seja mapeado de forma mais rápida e estruturada, assegurando que ela receba toda a assistência necessária”, explicou.
Ela também destacou que uma das próximas etapas do processo é o desenvolvimento de um sistema interoperacional, capaz de integrar os serviços da rede e identificar em qual ponto da jornada cada mulher se encontra.
“Esse sistema conseguirá identificar em que estágio da jornada essa mulher está, por meio de serviços reconhecidos como pontos de contato”, completou.
O Alagoas Lilás é uma política pública do Governo de Alagoas que transforma o combate à violência contra as mulheres em uma ação permanente, articulando esforços entre o Estado, os municípios e instituições parceiras.