CIDADANIA DIGITAL

Documentos digitais para pessoas idosas e com deficiência já podem ser emitidos pelo Alagoas Inteligente

CIPTEA, CIPCD e cartão da pessoa idosa agora estão disponíveis de forma virtual; sistema facilita acesso e amplia autonomia dos usuários

Por Marcelo Alves / Ascom Secdef Publicado em 12/11/2025 às 10:25
Plataforma conta com mais de 20 serviços essenciais e on-line Marina Sales

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPCD) e o cartão da pessoa idosa agora podem ser emitidos totalmente de forma digital por meio da plataforma Alagoas Inteligente. As solicitações desses documentos devem ser feitas pelo site https://ai.al.gov.br ou pelo aplicativo disponível para iOS e Android.

Com a novidade, é possível solicitar as identificações sem sair de casa, a qualquer hora, utilizando celular, computador ou notebook. A iniciativa desburocratiza o processo, garante mais agilidade, praticidade e segurança, permitindo que o documento seja acessado e validado digitalmente. Além disso, elimina a necessidade de impressão e entrega física.

Central Já!

Os documentos também podem ser solicitados presencialmente nas unidades das centrais Já!. Para aprimorar o atendimento e a emissão digital, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizou capacitações sobre o novo sistema com servidores das centrais Já! de Maceió e Arapiraca, além de atendentes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Quem havia solicitado a versão impressa dos documentos deve agora realizar o pedido no formato digital. Para quem ainda preferir o documento físico, o sistema permite baixar o arquivo digital e imprimi-lo, garantindo autonomia e flexibilidade na utilização.

Tanto o CIPTEA quanto o CIPCD asseguram atendimento prioritário e atenção integral em serviços públicos e privados, como saúde, educação e assistência social.

Já o cartão da pessoa idosa garante a cidadãos com 60 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos o direito de viajar gratuitamente ou com 50% de desconto no transporte intermunicipal dentro do estado.