Oficina com Marcus Vilar destaca etapas da realização audiovisual no Circuito Penedo
Cineasta paraibano conduz atividade formativa entre 10 e 13 de novembro, detalhando os bastidores do cinema e valorizando a produção regional.
O Circuito Penedo de Cinema 2025 segue promovendo ações de formação e troca de experiências no universo audiovisual. Entre os dias 10 e 13 de novembro, sempre às 9h, o cineasta paraibano Marcus Vilar ministra a oficina “Processo da Realização Audiovisual”, no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CCEU).
A atividade convida o público a conhecer as diferentes etapas da construção de um filme, desde a concepção da ideia até a finalização. Segundo Marcus Vilar, o objetivo é aproximar os participantes da prática cinematográfica e das reflexões envolvidas no fazer audiovisual.
“Abordo desde a ideia do filme, passando por documentários e ficções, até o momento em que a obra está pronta. Mostro o roteiro, o making of e discuto com os alunos cada etapa”, explica o cineasta.

Marcus Vilar também celebra o crescimento das produções fora do eixo Rio-São Paulo e o fortalecimento das políticas regionais que impulsionam a diversidade no audiovisual brasileiro. “Quando comecei, quase não havia produção fora do eixo. Hoje, todos os estados do Brasil já produzem cinema. O que antes cabia dentro de um Fusca, agora já enche dois ônibus”, brinca.
“O Nordeste está em alta, com nomes como Kleber Mendonça Filho e Gabriel Mascaro ganhando destaque internacional. É um momento muito rico para o cinema brasileiro”, acrescenta.
A oficina integra a programação formativa do Circuito Penedo de Cinema, que segue até 16 de novembro, com mostras, debates e atividades gratuitas abertas ao público.

Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece de 10 a 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
O Circuito conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA, além do apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais: estamos no Instagram e no Facebook, no perfil @circuitopenedo.