Festival Velho Chico promove debate sobre impacto humano no meio ambiente
Evento reúne estudantes, especialistas e público em sessões de filmes e discussões sobre sustentabilidade e consciência ambiental em Penedo.
O Festival Velho Chico de Cinema Ambiental teve início na terça-feira (11), com exibições no Cine São Francisco. A mostra, que integra o Circuito Penedo de Cinema, destaca nesta edição o debate sobre o ambientalismo e as consequências das ações humanas para o planeta, promovendo reflexões sobre as relações entre natureza, sociedade e futuro.
Ao todo, 22 curtas-metragens estão sendo exibidos e concorrem em duas categorias: Júri Oficial, formado por especialistas em cinema, e Júri Popular, no qual o público pode votar por meio do site oficial do evento.
O primeiro dia de programação reuniu turmas de diversas escolas do município, com estudantes do ensino fundamental e médio ocupando as salas de exibição no Centro de Convenções Zeca Peixoto.
.jpeg)
Para a estudante Mariana Ferreira, de 16 anos, o festival é uma oportunidade de aprender de forma diferente. “A gente ouve muito sobre aquecimento global na escola, mas ver isso em filmes, com histórias e imagens fortes, faz a gente sentir o problema de verdade. Acho que esse tipo de evento ajuda a abrir os olhos da gente”, comentou.
Já Lucas Santos, de 14 anos, destacou o quanto o festival o fez refletir sobre pequenas atitudes do dia a dia. “Depois de assistir aos curtas, percebi que a gente pode fazer muito mais. Desde jogar o lixo no lugar certo até cuidar do rio, tudo isso tem impacto. É legal ver que o cinema pode fazer a gente pensar”, disse.
O Festival Velho Chico de Cinema Ambiental segue com sessões e debates até quinta-feira (13), reunindo realizadores, professores e o público em geral em torno da discussão sobre sustentabilidade e consciência ambiental.

Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA, além do apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopene.