Botânicos mirins vivenciam aula a bordo do Barco Escola na APA de Santa Rita
Crianças do projeto Botânico Mirim participam de passeio educativo e aprendem sobre a importância da preservação das lagoas e manguezais de Alagoas
Com o vento no rosto e olhares atentos às paisagens e explicações sobre o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, crianças do projeto Botânico Mirim participaram, nesta quarta-feira (12), de uma aula embarcada por meio do projeto Barco Escola, uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).
"Hoje foi um dia histórico para mim porque foi a primeira vez que andei de barco. Conheci alguns animais das nossas lagunas e gostei muito", contou Asafe Miguel, de 9 anos.
A atividade foi realizada na Base Descentralizada do IMA, localizada em Marechal Deodoro, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, uma das Unidades de Conservação (UCs) do estado. O passeio proporcionou muito aprendizado sobre a importância socioeconômica e ambiental da região, além de sensibilizar para a preservação do local.
"É fundamental despertar essa consciência ecológica desde cedo. No passeio, falamos sobre a geografia da região e a importância de proteger o manguezal, um dos ecossistemas mais impactados atualmente", ressaltou Josielma Araújo, geógrafa e responsável pelo Barco Escola.
As amigas Laura Hadassa e Evelyn Lavínia também aproveitaram o percurso para aprender e se divertir. "É importante cuidar da nossa lagoa Mundaú", afirmaram juntas.
Para Giullia Magalhães, consultora ambiental do Herbário MAC, a atividade foi uma oportunidade para as crianças conhecerem mais sobre a biodiversidade e as riquezas naturais de Alagoas. "Os botânicos puderam aprender sobre a responsabilidade que têm, enquanto protetores da natureza, de manter esse local o mais preservado possível", destacou Giullia.
.jpeg)
Sobre o Barco Escola
O projeto Navegando com o Meio Ambiente, mais conhecido como Barco Escola, oferece aulas de campo embarcadas, percorrendo as belezas naturais do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM). Durante o trajeto, a equipe multidisciplinar do IMA/AL realiza explicações sobre os ecossistemas locais.
Desde 2009, o Barco Escola atende estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, associações comunitárias e outros segmentos da sociedade. A iniciativa promove a Educação Ambiental, disseminando conhecimento e sensibilizando a população, além de contribuir para o monitoramento da área.
Como participar do projeto?
O Barco Escola recebe grupos organizados de, no mínimo, 35 e, no máximo, 40 pessoas. Para participar, é necessário agendar previamente o passeio pelo Portal IMA+. Todos os participantes devem utilizar roupas adequadas durante o passeio, sendo proibido o uso de roupas de banho.