EVENTO

Circuito Penedo de Cinema apresenta o documentário “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!” em sessão especial

Por Ascom Secult Publicado em 13/11/2025 às 15:53
Documentário revisita o espírito provocador do Tropicalismo e conecta a arte dos anos 1960 ao mundo digital de hoje Adriano Arantos

A Sessão Especial Cinema e História do Circuito Penedo de Cinema trouxe ao centro das discussões, nesta quarta-feira (12), o movimento tropicalista, nascido no final da década de 1960. A exibição do documentário contou com as presenças do cineasta Ninho Moraes, que assina o roteiro e direção de Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!, além do ator Gero Camilo, grande elenco.

 

O movimento que ganhou força com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Os Mutantes propunha, à época, a quebra de barreiras e de estereótipos pré-estabelecidos pela sociedade. Era um movimento contracultura, com identidade própria e influência em diversos segmentos artísticos.

 

 “O Tropicalismo, movimento do final dos anos 1960, propunha uma inter-relação entre todas as artes, pintura, cinema, música, teatro,  e vários filmes, como Terra em Transe. Ele propunha o cruzamento de todas as expressões artísticas. Isso se assemelha ao universo digital em que vivemos hoje, uma arte sem preconceito, onde todo mundo faz arte e todo mundo vive disso. O filme olha para o Tropicalismo sob essa perspectiva, de que o Tropicalismo já era digital em uma época analógica. Não é um filme de depoimentos históricos ou de lembranças, mas um filme que repensa o movimento a partir de suas ideias”, provoca Ninho Moraes.


 


O Tropicalismo misturou o moderno e o tradicional, o nacional e o internacional, influenciando também o teatro, o cinema e as artes visuais. Foi um movimento marcado por uma estética ousada. O radialista Júnior Dantas, que nasceu na efervescência do movimento, assistiu ao documentário Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!.

 

“Poder ver artistas de um movimento que aconteceu na década que nasci foi muito interessante, porque acho que fui embalado por essa musicalidade desde 1967. Por isso gostamos tanto dessas músicas que marcaram o Tropicalismo. Ver esse movimento retratado no cinema, com essa colagem de Ninho Moraes, com falas de Gilberto Gil, músicas de Luiz Caldas e pessoas que viveram naquela época, foi tudo muito bacana. Fiquei arrepiado! Gostei muito de ver isso no Festival de Cinema de Penedo, porque é sensacional mesmo”, reforçou.

 

No elenco do filme estão grandes nomes como Alice Braga, cuja trajetória no cinema é reconhecida dentro e fora do Brasil. O documentário conta ainda com Gilberto Gil, Alexandre Nero, Carlos Meceni, Helena Albergaria, Luiz Caldas e Gero Camilo, que também esteve presente.

 

Sobre o Circuito

 


A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.