Alagoas é o segundo estado do Nordeste com mais trabalhadores com carteira assinada
Estado alcança 64,2% de formalização no setor privado, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
Alagoas registrou o segundo maior percentual de trabalhadores com carteira assinada do Nordeste no terceiro trimestre deste ano, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, a taxa de formalização no setor privado em Alagoas chegou a 64,2%. Na região, o índice só é superado pelo Rio Grande do Norte, que atingiu 69,4%. O estado ficou à frente de Pernambuco (61,5%), Sergipe (60,1%) e Bahia (59,3%).

No cenário nacional, uma pesquisa mostra que 74,4% dos trabalhadores do setor privado tinham carteira assinada no terceiro trimestre de 2025. Os maiores percentuais foram registrados em Santa Catarina (88,0%), São Paulo (82,8%) e Rio Grande do Sul (82,0%). Já os menores índices foram encontrados com Maranhão (51,9%), Piauí (52,4%) e Paraíba (55,3%).
A Pnad Contínua também aponta que a taxa de desemprego está estável, em 7,7%, apresentando um nível alto de 0,2 ponto percentual em relação ao segundo trimestre. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a taxa também se manteve estável, com uma queda de 0,1 ponto percentual. O percentual de 7,7% registrado no terceiro trimestre deste ano corresponde a um contingente de 101 mil pessoas desocupadas.
De acordo com o IBGE, os dados divulgados nesta sexta-feira (14) avaliam a reavaliação da série histórica da Pnad Contínua, já anunciada no último dia 31 de julho. “A reponderação da pesquisa em 2025 considera os totais populacionais das Projeções de Populações, divulgadas em 2024, que incorporam os resultados do último Censo Demográfico, realizado em 2022”, destaca o em nota.