Minha Cidade Linda é citado em guia de arquitetura apresentado na COP30
Programa alagoano se destaca por promover desenvolvimento sustentável e inclusão social em municípios do estado, sendo reconhecido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil na agenda 2030 da ONU.
O programa Minha Cidade Linda, da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pela pavimentação em paralelepípedo de diversas ruas em Alagoas, ganhou destaque no 5º guia do Instituto de Arquitetos do Brasil para a Agenda 2030. O plano, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa promover um mundo mais sustentável, e o programa alagoano foi reconhecido por atender a três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos.
Municípios como Pariconha, Ibateguara e Belo Monte estão entre os beneficiados, recebendo não apenas pavimentação, mas também sistemas de drenagem, sinalização completa, requalificação de passeios e construção de praças.

Executado em etapas, o programa tem gerado empregos recorrentes nos municípios, com cerca de 70% da mão de obra composta por trabalhadores locais. Dessa forma, cumpre o compromisso com o ODS 8, relacionado a trabalho decente e crescimento econômico.
Além dos mais de 1.200 empregos já gerados, as obras do Minha Cidade Linda impulsionam o comércio local, proporcionando ruas dignas e de fácil acesso, que fortalecem a economia das cidades.
O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, destaca a transformação promovida pelo programa: “Além de gerar emprego e renda, as ações do Minha Cidade Linda têm levado dignidade aos moradores e valorizado os imóveis”, afirma.

Considerando as condições climáticas do Nordeste, as obras são planejadas para garantir durabilidade, atendendo ao ODS 9, que trata de indústria, inovação e infraestrutura. As pavimentações utilizam paralelepípedos, material mais resistente às altas temperaturas e às variações climáticas da região.
Além da pavimentação, o programa executa obras de requalificação e construção de passeios, sistemas de drenagem e sinalização, visando garantir mobilidade urbana e segurança para pedestres e motoristas.
O Minha Cidade Linda vai além da pavimentação de ruas: praças, playgrounds e academias ao ar livre também fazem parte das entregas, contribuindo para o cumprimento do ODS 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis. Esses espaços promovem o convívio social, oferecem áreas seguras para crianças e incentivam a prática esportiva, com academias ao ar livre equipadas e sinalizadas para a população.