Produtores têm até o fim de novembro para atualizar cadastro do rebanho, diz Adeal
Atualização cadastral é obrigatória para criadores de diversas espécies e pode ser feita presencialmente ou online; quem não cumprir está sujeito a sanções
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) alerta os produtores rurais de Alagoas sobre o prazo final para a campanha de atualização cadastral do rebanho, que segue até o final deste mês de novembro.
A declaração é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, aves, abelhas, peixes e outros animais aquáticos.
Os produtores podem realizar a atualização presencialmente nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) e nos Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) até o dia 28 de novembro. Já no meio virtual, por meio do Sigeal, o prazo vai até 30 de novembro para quem já possui acesso ao sistema.
Para os produtores que ainda não têm acesso ao Sigeal, é necessário solicitar a senha pelo atendimento remoto, através do número (82) 9 8884-6030.
No momento da declaração, o criador deve apresentar documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência, georreferenciamento atualizado da propriedade, número de telefone e e-mail.
O produtor que não realizar a atualização cadastral estará sujeito a sanções administrativas previstas em lei, como o bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). A Adeal reforça que o procedimento é gratuito.
Na etapa anterior da campanha, realizada em maio deste ano, Alagoas alcançou índice de quase 70% de atualização cadastral, destacando-se na região Nordeste.