BEM-ESTAR ANIMAL

Secdef adota manejo cat friendly para vacinação segura e sem estresse de gatos

Campanhas públicas promovem imunização de felinos com técnicas que priorizam o bem-estar, evitando procedimentos agressivos e educando tutores sobre cuidados mais humanizados.

Por Marcelo Alves / Ascom Secdef Publicado em 18/11/2025 às 15:45
Abordagem respeita as características comportamentais dos gatos Ascom Secdef

Durante as campanhas públicas de vacinação de gatos, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) orienta tutores sobre a importância de um manejo adequado, visando evitar o estresse dos felinos. Para isso, a Superintendência de Defesa e Proteção Animal da secretaria promove a conscientização sobre o procedimento conhecido como cat friendly — abordagem amigável aos gatos — durante as imunizações.

A secretária Tereza Nelma destaca que um dos grandes diferenciais das ações promovidas pela Secdef é justamente o cuidado especial oferecido aos felinos por meio do manejo cat friendly.

“Essa abordagem respeita as características comportamentais dos gatos, reduz o estresse e proporciona um atendimento mais seguro, tanto para os animais quanto para os profissionais envolvidos na campanha de imunização”, ressalta.

A superintendente de Defesa e Proteção dos Animais da Secdef, Edilene Luíse Silva Ferreira, relata que, em muitas ações públicas pelo estado, ainda observa-se gatos sendo vacinados dentro de sacos de nylon ou submetidos à contenção pelo pescoço.

“Infelizmente, ainda nos deparamos com procedimentos agressivos e inadequados, que podem prejudicar física e emocionalmente o animal. Na Secdef, todos os atendimentos dos felinos são realizados em ambientes separados e exclusivos, afastados do barulho e da presença de cães. Os gatos são retirados com calma de seus transportes, colocados sobre mesas forradas com toalhas e vacinados de maneira gentil, sem contenção física, sem uso de sacos de nylon ou contenção pelo ‘cangote’”, explica Edilene Luíse.

Ela acrescenta que a prática também cumpre um papel educativo e transformador, estimulando uma nova cultura de cuidado com os animais.

“Esse cuidado não só proporciona maior segurança aos felinos, como também gera um impacto positivo nos tutores, que muitas vezes nunca presenciaram esse tipo de abordagem e passam a compreender a importância de um manejo mais respeitoso e empático”, conclui.