Comunicação Não Violenta é tema de palestra promovida pelo Samu
Iniciativa reforça a importância da comunicação assertiva e humanizada no ambiente de trabalho, reunindo servidores em palestra com especialista em Inteligência Socioemocional
Em busca de fortalecer o ambiente de trabalho e aprimorar as relações interpessoais entre seus profissionais, a Coordenação-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, em parceria com a Coordenação de Enfermagem, promoveu a palestra “Construindo Pontes – o poder da Comunicação Não Violenta (CNV) nas relações profissionais”.
O evento foi realizado nesta terça-feira (18), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central do Samu em Maceió, reunindo servidores de todas as áreas e contando com a presença da escritora e jornalista Rosângela Ribeiro, especialista em Inteligência Socioemocional.
Durante a palestra, Rosângela Ribeiro definiu a comunicação assertiva como um estilo interpessoal em que a pessoa expressa pensamentos e necessidades de forma direta, clara e respeitosa, sem agressividade, passividade ou manipulação. “É uma habilidade social fundamental para promover relacionamentos saudáveis, resolver conflitos de maneira construtiva e elevar a produtividade em qualquer contexto — seja profissional ou pessoal”, destacou.
A palestrante abordou os quatro pilares da Comunicação Não Violenta (CNV): observação (focar no fato, sem julgamentos), sentimentos (expressar emoções reais), necessidades (reconhecer e comunicar o que se precisa) e pedidos (formular solicitações claras, jamais ordens).
Entre as técnicas apresentadas, destacou-se o “modelo do sanduíche”, que consiste em iniciar e finalizar um feedback com elogios, inserindo críticas construtivas no meio — uma abordagem que substitui muros por pontes na comunicação.
A coordenadora-geral do Samu de Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, reforçou a importância da iniciativa. “A comunicação assertiva é uma ferramenta essencial na construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Mais do que isso, os ensinamentos compartilhados hoje transcendem os limites do serviço — eles servem para a vida pessoal de cada servidor, fortalecendo vínculos, promovendo empatia e humanizando nossas ações diárias”, afirmou.
O médico socorrista do Samu em Maceió, Vinícius Tenório Braga Cavalcante Pinto, também elogiou a ação. “A palestra foi extremamente relevante e importante para o nosso trabalho no Samu. O tema foi fundamental e contribuiu diretamente para aprimorarmos a interação com pacientes e equipes. Foram ensinadas técnicas de comunicação úteis e necessárias na interação interpessoal diária”, disse.
Comunicação humanizada
Michelle Cristina Gomes Lins, supervisora dos Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM) da Central de Regulação das Urgências (CRU), ressaltou o impacto emocional e prático do encontro. “A palestra só agregou valores e trouxe um olhar empático para situações importantes que se perdem no nosso dia a dia de trabalho, como ouvir o outro com atenção, saber pedir algo, ser grato pelas conquistas e dividir com o outro. Nos fez refletir sobre como ser melhor todos os dias com nós mesmos e com os outros”, afirmou.
A ação integra as atividades contínuas de educação permanente do Samu de Alagoas, que busca não apenas a excelência técnica, mas também o cuidado com quem cuida. Ao investir em inteligência emocional e comunicação humanizada, o serviço garante uma assistência integrada, acolhedora e eficaz — tanto para a população quanto para seus profissionais.