AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO

Polícia Militar promove palestra sobre prevenção ao câncer de próstata durante o Novembro Azul

Evento reuniu militares no auditório da Academia de Polícia e destacou a importância do diagnóstico precoce da doença, responsável por 10% das mortes entre homens no Brasil.

Por Marília Morais / Ascom PM-AL Publicado em 19/11/2025 às 10:15
Reprodução

A Diretoria de Saúde da Polícia Militar de Alagoas realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma ação educativa voltada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O evento reuniu militares no auditório da Academia de Polícia Senador Arnon de Mello (APMSAM).

A programação contou com palestra do médico urologista Mauro Barros, que abordou o tema “Novembro Azul: homem que se cuida vive mais”. O especialista detalhou características, sinais e particularidades do câncer de próstata, responsável por 29% dos casos de câncer entre homens no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença registra cerca de 66 mil novos casos e quase 16 mil mortes por ano no país. O médico reforçou a importância do diagnóstico precoce e da realização regular dos exames preventivos.

A cerimônia foi presidida pelo chefe do Centro Integrado de Assistência (CIA) da PM-AL, tenente-coronel Jefferson Tavares, que também conduziu o tradicional momento de homenagem ao veterano, prestando reconhecimento ao tenente da reserva remunerada Valdeci Costa.

Além do oficial superior, participaram do evento o capelão evangélico da PM, major Irland Pimentel, e os capitães Evelynne Gomes e Luiz Pessoa, responsáveis pela coordenação do programa PMais Saúde Veteranos.

Novembro Azul

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é responsável por 10% das mortes entre pacientes do sexo masculino no Brasil, sendo atualmente a segunda principal causa de óbitos por câncer nessa população. No cenário mundial, é o quarto tipo de câncer mais incidente, representando 7,3% dos novos casos, atrás dos cânceres de pulmão (12,4%), mama (11,6%) e colorretal (9,6%), e à frente do câncer de estômago (4,9%).

Diante desse cenário, diversas instituições, incluindo a Polícia Militar de Alagoas, promovem ao longo de novembro uma série de atividades de prevenção e conscientização, reforçando a importância dos cuidados preventivos no combate à doença.