SERVIÇO

Feriadão da Consciência Negra: Hemoal divulga escala especial para doação de sangue

Unidades de Maceió e Arapiraca terão horários diferenciados entre os dias 20 e 22 de novembro; distribuição de hemocomponentes está garantida para hospitais e maternidades

Por Josenildo Törres / Ascom Hemoal Publicado em 19/11/2025 às 11:52
Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter boa ter boa saúde, idade entre 18 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quillos Carla Cleto / Ascom Sesau

Os alagoanos que desejam doar sangue durante o feriado prolongado da Consciência Negra devem ficar atentos à escala especial do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). As unidades de Arapiraca e Maceió funcionarão em dias e horários diferenciados a partir desta quinta-feira (20) até o sábado (22).

Em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), estará fechada para doação de sangue nesta quinta-feira (20), abrirá na sexta-feira (21), das 7h às 17h, e voltará a fechar no sábado (22). Já a Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), também estará fechada na quinta-feira (20), mas funcionará normalmente na sexta (21) e no sábado (22), das 7h às 17h.

Em Arapiraca, a Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, fechará nesta quinta (20), abrirá na sexta-feira (21), das 7h às 17h, e estará fechada no sábado (22). Durante os dias de suspensão da coleta, os equipamentos passarão por manutenção preventiva. O atendimento aos doadores será retomado normalmente na segunda-feira (24).

Distribuição de hemocomponentes

Mesmo com a suspensão da coleta em alguns dias, as unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió seguirão operando internamente para abastecer hospitais e maternidades da capital e do interior com hemocomponentes. Dessa forma, tanto as cirurgias eletivas quanto os casos de emergência que necessitem de transfusões sanguíneas não serão prejudicados.

Critérios para doar

Para doar sangue, além de estar em boas condições de saúde, é necessário apresentar um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos.

Não podem doar sangue pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade. O voluntário deve ter dormido, pelo menos, 6 horas na noite anterior à doação e não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

É recomendado comparecer ao posto de coleta bem alimentado, evitando alimentos gordurosos. Voluntários que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem aguardar 12 meses após o procedimento para doar sangue.

Menores de 18 anos só podem doar acompanhados de um responsável legal, portando documento de identificação oficial e original com foto. Mulheres grávidas ou amamentando não estão aptas à doação.