Imprensa Oficial celebra Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga com lançamentos literários e participação cultural
Editora pública promove lançamentos de obras sobre ancestralidade e resistência durante as comemorações em União dos Palmares
A Imprensa Oficial Graciliano Ramos marca presença, neste 20 de novembro, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, durante as celebrações do Dia da Consciência Negra. A participação integra a programação promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo de Alagoas e Fundação Cultural Palmares.
Nesta data simbólica, a Imprensa Oficial realiza dois lançamentos especiais na Serra da Barriga. O primeiro é Diário de uma Mãe de Santo, de Mãe Neide Oyá D’Oxum, obra que se destacou como a mais vendida da instituição durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em 2025, e que agora ganha novo momento de celebração em um território profundamente conectado às tradições afro-brasileiras.

O segundo lançamento é A ocupação das terras do quilombo dos Palmares e a criação de vilas, de Genisete de Lucena Sarmento, pesquisa essencial para compreender os processos históricos que marcaram a formação do território palmarino.
O estande da Imprensa Oficial também contará com a presença do escritor Renildo Ribeiro-de-Siqueira, autor do livro Indígenas de Alagoas, cuja participação reforça a representatividade indígena e o compromisso com narrativas que valorizam a memória, a identidade e a resistência dos povos originários no estado.
Assim como nas últimas edições, o evento reúne múltiplas linguagens artísticas, cortejos, cerimônias tradicionais e representantes de movimentos negros, povos indígenas, comunidades de terreiro, grupos culturais e da comunidade acadêmica, fortalecendo a vivência coletiva na Serra da Barriga.
.jpeg)
A programação deste 20 de novembro conta com uma série de apresentações que celebram a força da cultura afro-brasileira ao longo de todo o dia. As atividades têm início às 8h, com o Samba Posu Betá, seguido, às 9h30, pelo show da artista Rita Benneditto (RJ).
Às 10h30, acontece o Cerimonial Palmares. O ritmo segue ao meio-dia com o Samba da Periferia e, às 13h, é a vez de Fernanda Guimarães com Rock Maracatu.
Às 14h, a Orquestra de Tambores toma o palco, e o encerramento artístico fica por conta de Ana Mametto (BA), às 16h30, consolidando uma agenda marcada por ancestralidade, celebração e resistência cultural.
*Estagiária sob supervisão