EDUCAÇÃO

Prefeitura de Penedo e IGPS capacitam professores da SEMED sobre Educação Inclusiva

Por Roberto Miranda – jornalista, Secom PMP Publicado em 22/09/2025 às 19:33
Deywesson Duarte (Secom PMP)

Nesta segunda-feira (22), professores da Educação Inclusiva da rede de ensino da Prefeitura de Penedo participaram do 2º Módulo do Curso de Formação em Educação Especial e Inclusiva.

A atividade realizada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal – Campus Penedo) é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Instituto de Gestão e Políticas Públicas Sociais (IGPS).

A capacitação é voltada exclusivamente para professores mediadores de estudantes atípicos e tem como propósito ampliar o atendimento e o acolhimento desses alunos. Além de fortalecer a educação pública com foco na preparação para a vida.

“Estamos promovendo mais uma capacitação voltada aos nossos professores mediadores da Educação Especial, em parceria com o IGPS. O objetivo é trabalhar as práticas pedagógicas que estão sendo desenvolvidas nas escolas e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar o que os profissionais já sabem. Também estamos debatendo novos métodos que possam ser aplicados com os nossos estudantes, de forma a melhorar ainda mais a inclusão dentro das nossas instituições”, destacou a diretora de Educação Inclusiva da Semed Penedo, Rayane Vilela.

Com de mais de 500 alunos neurodivergentes, o secretário de Educação de Penedo Luciano Lucena, pontuou que todos são acompanhados por profissionais treinados, que passam por capacitações constantes.

“Hoje a nossa rede têm mais de 500 alunos com atendimento especial, de acordo com o laudo de cada um. Para esse atendimento, nós temos dois tipos de profissionais que dão esse suporte, que é o profissional de apoio e o professor mediador. Então, para esses dois profissionais estamos fazendo uma parceria entre Ifal e IGPS para trazer capacitações de formações e habilidades, para que possam tratar essas crianças. O objetivo é trabalhar praticas pedagógicas constantes para todos os profissionais da Educação Inclusiva, sempre buscando novas abordagens”, enfatizou o gestor da SEMED.

Representando o Instituto de Gestão e Políticas Públicas Sociais (IGPS), a psicopedagoga e formadora em Educação Especial e Inclusiva, Ludmila Andrade, reforçou durante sua palestra a importância da Educação Inclusiva ser política prioritária.

“Iniciamos o 2º Módulo do Curso de Formação em Educação Especial e Inclusiva e, hoje, trazemos uma novidade, as atividades adaptadas e o currículo sobreposto. Destacamos a importância de compreender como lidar com estudantes neurodivergentes e com deficiência, apresentando sugestões de manejo e de práticas pedagógicas diferenciadas. Sabemos que não é simples aplicar no dia a dia escolar. Mas, com atividades adaptadas, currículos sobrepostos e um ambiente escolar acolhedor, conseguimos avançar. Aqui em Penedo, acreditamos que inclusão não se ensina, se vivencia”, pontuou a psicopedagoga.