GUERRA

Leão XIV pede que crianças ucranianas não percam a esperança

Papa falou durante um acampamento de verão no Vaticano

Por Redação ANSA Publicado em 03/07/2025 às 17:51
Papa Leão XIV cumprimentando as crianças participantes do acampamento de verão no Vaticano ANSA/EPA

Em um evento na Sala Paulo VI, o papa Leão XIV acolheu nesta quinta-feira (3) um grupo de crianças ucranianas durante um acampamento de verão destinado aos filhos de funcionários do Vaticano.

Em um comunicado publicado de forma conjunta com a Santa Sé, a embaixada de Kiev informou que o líder da Igreja Católica "recebeu com carinho" os ucranianos, que viajaram à Itália "para uma estadia de verão em espírito de paz, solidariedade e amizade".

Durante o encontro, Robert Francis Prevost encorajou as crianças a nunca perderem a esperança e expressou sua proximidade ao povo ucraniano, oferecendo palavras de consolo e encorajamento.

"O momento foi repleto de emoção, sorrisos, orações e esperança por um futuro de paz. Este projeto visa oferecer às crianças, que vivenciam as consequências da guerra, uma oportunidade de serenidade, brincadeira e compartilhamento", afirmaram os diplomatas ucranianos.

Na oportunidade, o pontífice também falou sobre sua infância, principalmente quando começou a frequentar missas, onde fez novas amizades e conheceu Jesus, definido como seu "melhor amigo". O americano ainda conversou sobre diversidade e aceitação.

Respondendo a uma pergunta sobre a guerra no leste europeu, o Papa destacou a necessidade de as crianças aprenderem a ser construtores de paz e amizade, a não entrar em conflitos e jamais promover ódio e inveja.

"Jesus nos chama a todos para sermos amigos, porque é importante aprender desde a infância a ter respeito mútuo, a ver no outro alguém como eu", declarou o religioso, que recebeu presentes dos jovens.