'PL da Devastação': alerta vermelho para agenda ambiental em ano de COP?

O primeiro semestre de 2025 chegou ao fim com más notícias para a agenda ambiental brasileira: dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revelaram uma alta de 27% nos alertas de desmatamento na Amazônia no período.
Ainda assim, e sob protestos de cientistas e ambientalistas, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei (PL) 2159/21, apelidado de "PL da Devastação". A ideia é afrouxar o licenciamento para grandes obras, restringindo a atuação de órgãos fiscalizadores, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), a ser realizada no Pará em novembro, o discurso ambiental brasileiro foi para o ralo? Como o governo vai se articular frente a essa derrota? Para discutir o assunto, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto recebem Suely Araújo, coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima; José Alves Trigo, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e analista político; e Luiz Gustavo Valle, professor de graduação de biologia e geografia no Centro Universitário Internacional Uninter. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Por Sputinik Brasil