SAÚDE

Italiano recupera visão após passar por nova terapia genética

Paciente foi a 1ª pessoa no mundo a se beneficiar do tratamento

Por Redação ANSA Publicado em 29/07/2025 às 20:11
Entre outubro passado e abril deste ano, outros sete pacientes passaram pelo mesmo tratamento ANSA

O primeiro paciente no mundo que tratou uma rara doença da retina com uma nova terapia genética de vetor duplo desenvolvida pelo Instituto Telethon de Genética e Medicina (Tigem) de Pozzuoli, na Itália, recuperou a visão, mesmo em condições de baixa luminosidade.

A primeira pessoa a se beneficiar do recém-desenvolvido tratamento foi Antonio, de 38 anos, que sofre da síndrome de Usher tipo 1B, uma doença genética que causa cegueira e surdez.

Um ano após o início do tratamento na clínica de oftalmologia da Universidade da Campânia Luigi Vanvitelli, a visão do italiano foi restaurada.

"A apresentação dos primeiros resultados sobre a eficácia clínica da terapia genética é um momento de grande significado científico e humano. Hoje celebramos não apenas um sucesso médico, mas a possibilidade real de restaurar a esperança para aqueles que, até recentemente, não tinham opções de tratamento", afirmou o ministro da Saúde da Itália, Orazio Schillaci.

O chefe da pasta acrescentou que o processo de pesquisa que levou ao início dos testes exigiu "coragem, rigor e tenacidade" dos especialistas envolvidos no estudo.

Antonio fez a terapia em julho de 2024, mas entre outubro passado e abril deste ano, outros sete pacientes passaram pelo mesmo tratamento.