TECNOLOGIA INCLUSIVA

TIM transforma música em vibração tátil para pessoas surdas

App permite que batidas sejam 'sentidas' em festas e festivais

Por Redação ANSA Publicado em 30/07/2025 às 20:50
Aplicativo permite pessoas surdas sentirem a música de festas e festivais © ANSA/Foto Divulgação

A TIM anunciou o lançamento de uma tecnologia inclusiva para levar vibração da música a pessoas com deficiência auditiva.

Trata-se do "TIM Vibe", funcionalidade que pode ser acessada gratuitamente pelo aplicativo "MEU TIM", sem a necessidade de login ou assinatura com a operadora.

A iniciativa foi criada pela Betc Havas que, junto à TIM e outros parceiros, desenvolveram o aplicativo, que transforma sons em vibrações táteis em tempo real, para que pessoas surdas possam "sentir a música".

O objetivo do "TIM Vibe" é mudar a experiência de pessoas com deficiência auditiva em festivais, shows, festas e até nos momentos de lazer em casa.

A funcionalidade foi testada e aprovada por pessoas surdas, como as que fazem parte da Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos, a diretora audiovisual Benedita Casé e o influenciador Gabriel Isaac, durante os shows do último final de semana do festival "Na Praia", em Brasília.

Para Camila Ribeiro, diretora de Comunicação e Marca da TIM, a iniciativa reforça os pilares de música e inovação da marca e o propósito da empresa de transformar tecnologia em liberdade.

"A música nos conecta com diferentes sensações e queremos que todas as pessoas tenham essa experiência, sem exceções", afirmou a executiva, acrescentando que "o TIM Vibe é prova de que quando a tecnologia nasce com propósito, ela tem o poder de incluir, emocionar e abrir novos caminhos".

De acordo com Ribeiro, a TIM está "colocando a conectividade a serviço da sociedade", usando seu "principal ativo para criar impacto real e positivo".

Para usar o "TIM Vibe", é preciso habilitar o microfone do celular para captar, em tempo real, a música que estiver tocando no ambiente, seja em um show, em casa ou onde quiser.

Após isso, a solução converte os sons em vibrações táteis sincronizadas com a melodia, permitindo que pessoas com deficiência auditiva sintam cada batida na palma da mão ou no bolso, direto do celular.

Apesar do aplicativo ser direcionado para clientes da operadora, a funcionalidade está na área "não logada". Ou seja, pode ser acessada, inclusive, por quem não é cliente. O Instituto Som Dá Vida também colaborou com a iniciativa e com os testes iniciais da funcionalidade.

"O 'TIM Vibe' é a prova de que boas ideias têm o poder de incluir, emocionar e transformar vidas. É criatividade real a serviço de uma questão social", concluiu Flavia Braga, VP de Negócios da Betc Havas.