ECONOMIA

Dólar sob risco por causa de sanções dos EUA, não pelo avanço do BRICS, diz autoridade russa

Publicado em 30/07/2025 às 22:04
© Sputnik

O chefe do Fundo Russo de Investimento Direto (RFPI, na sigla em russo) e representante especial do presidente russo para a cooperação econômica e de investimentos com países estrangeiros, Kirill Dmitriev, afirmou que a maior ameaça ao dólar dos EUA não vem dos países do BRICS, mas das sanções ineficazes.

Para a autoridade, a aplicação cada vez maior da medida iniciada pelo ex-presidente Joe Biden transformou a moeda norte-americana em arma. O comentário foi publicado por Dmitriev na rede social X, após declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que alertou que qualquer país que apoiar políticas "antiamericanas" do BRICS será alvo de uma tarifa adicional de 10%.

"A maior ameaça ao dólar dos EUA não são os países do BRICS, mas pessoas como Biden, que o transformam em arma com sanções intermináveis e ineficazes", escreveu Dmitriev.

Trump também anunciou que irá reduzir o prazo de 50 dias que havia estipulado anteriormente para que Rússia e Ucrânia cheguem a um acordo de cessar-fogo, alegando falta de progresso no processo de resolução do conflito.

O presidente norte-americano ameaçou, ainda, impor tarifas de 100% sobre produtos russos e sanções secundárias contra países que continuarem a comprar petróleo da Rússia, caso não haja avanço nas negociações.

Apesar da pressão, Moscou reafirma que consegue resistir ao impacto das medidas ocidentais. O porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, declarou que a Rússia já desenvolveu "imunidade" suficiente às sanções impostas pelo Ocidente nos últimos anos.


Por Sputinik Brasil