CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

Irã pede que tribunais internacionais investiguem plano de Israel para tomar controle de Gaza

Publicado em 09/08/2025 às 04:01
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ismail Baghaei, afirmou que a proposta de Israel para controlar Gaza deve ser analisada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) e pela Corte Internacional de Justiça.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anunciou que Israel pretende estabelecer domínio sobre toda a Faixa de Gaza para garantir um perímetro de segurança, transferindo-o posteriormente para uma nova "administração civil".

“A ameaça de ocupação completa de Gaza por criminosos que governam a histórica terra da Palestina, que estão sob investigação pelo Tribunal Penal Internacional e cujas ações são qualificadas pela Corte Internacional de Justiça como crime de genocídio, é mais uma indicação clara da intenção do regime israelense de realizar limpeza étnica em Gaza e genocídio contra os palestinos, o que deve ser examinado pelo Tribunal Penal Internacional e pela Corte Internacional de Justiça", disse Ismail Baghaei.

O gabinete de Netanyahu informou que o conselho de segurança israelense aceitou sua proposta de infligir uma derrota decisiva ao Hamas e estabelecer controle sobre a Cidade de Gaza.


Por Sputinik Brasil