Alurb realiza Cine-Árvore no Parque Biblioteca
Espaço também recebe o plantio de 20 mudas de espécimes frutíferos e nativos

Em mais uma atividade referente ao Dia da Árvore, celebrado no último dia 21 de setembro, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realizou, nesta terça-feira (23), um Cine-Árvore no Parque Biblioteca da Benedito Bentes. O filme escolhido para os pequenos assistirem foi "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa", no qual o protagonista protege sua árvore da construção de uma estrada na região.
Essa foi a terceira das quatro ações programadas para o Mês da Árvore e, além do filme, levou para o local pintura facial, orientações sustentáveis e o plantio simbólico de duas mudas de Acerola, fortalecendo os ensinamentos sobre os cuidados com o meio ambiente e a natureza.

"Eu achei o filme engraçado e maravilhoso. A gente percebe que o filme é mais pra representar a natureza, falar da importância do dia da árvore e dos cuidados que devemos tomar com elas. Acho muito legal que as árvores, além de produzir frutos, trazem sombra e muitos outros benefícios", revelou Heloisa Gomes, 13 anos, que também participou do plantio.
O coordenador da unidade, Guilherme Costa, ressalta o objetivo da atividade. "A presença da Alurb aqui foi importante, pois trouxe fomento e cuidado para o meio ambiente, em especial para as árvores. Isso é extremamente importante para que as gerações atuais e as gerações futuras entendam a necessidade da preservação ambiental. E foi passado um filme muito legal, as crianças adoraram, prestaram bastante atenção, até interagiram com essa ideia, com essa proposta", contou.
Bruno Nascimento, técnico de arborização da Alurb, celebra mais uma ação na qual as crianças foram impactadas com atividades ambientais.
"Trazer a arborização para o olhar das crianças por meio do filme é uma forma lúdica e afetiva de mostrar como a natureza faz parte da nossa vida e merece cuidado. Neste mês da árvore, estamos proporcionando às crianças de nossa cidade a oportunidade de aprender os valores da preservação e a compreender que cada árvore é um símbolo de vida e esperança", afirmou.
Todas as atividades contam com a participação dos jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital alagoana. Além disso, a ação tem o apoio da Secretaria de Educação de Maceió.
Até o final do mês de setembro, a Alurb ainda vai realizar o projeto Arborizar é Massa em mais uma oportunidade, quando os moradores do Conjunto Colina dos Eucaliptos, na Santa Amélia, serão beneficiados com as ações nas próximas semanas.