DEFESA

EUA estão preocupados, pois não conseguem criar drones tão eficazes como a China, diz mídia

Por Sputinik Brasil Publicado em 27/09/2025 às 10:13
© AP Photo / Andy Wong

O plano dos EUA de equipar forças com os drones mais recentes para conter a China não atingiu o objetivo estabelecido, escreve o jornal estadunidense The Wall Street Journal.

O jornal aponta que alguns sistemas Replicator mostraram-se pouco confiáveis, muito caros e demorados para fabricar, razão pela qual as autoridades não conseguiram adquiri-los na quantidade necessária.

Segundo o artigo, o ambicioso plano do Pentágono de equipar as tropas com milhares dos drones mais avançados para se preparar para um possível confronto com a China não atingiu seu objetivo, e os militares tiveram dificuldades para entender como usar alguns sistemas no terreno.

A matéria também sublinha que o Pentágono enfrentou dificuldades para encontrar um software que pudesse gerenciar com sucesso a grande quantidade de drones produzidos por diferentes empresas.

Além disso, o jornal enfatiza que um dos drones adquiridos no âmbito do programa Replicator, o Switchblade 600, foi utilizado na Ucrânia, onde mostrou-se vulnerável em condições de interferência nas comunicações.

Por isso, o Pentágono transferiu o programa Replicator para outro órgão devido à sua implementação considerada lenta demais.

Ao mesmo tempo, finaliza a publicação, este órgão terá menos de dois anos para fornecer ao Pentágono os drones necessários.