EVENTO

Câmara de São Paulo recebe 24ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas como preparação para a COP 30

Evento terá participação da vereadora Marina Bragante, que mediará debate sobre resíduos, e de Patrícia Ellen, cofundadora do AYA Hub, na mesa sobre inovações sustentáveis.

Por Assessoria Publicado em 01/10/2025 às 14:12
Reprodução / Agência Brasil
A 24ª edição da Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas acontece nesta sexta (3), das 10h às 19h30, no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, reunindo especialistas, lideranças políticas, acadêmicas e sociais para debater soluções sustentáveis e inovadoras diante da crise climática. O evento é gratuito.

A vereadora Marina Bragante (REDE/SP), integrante da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara, mediará a Mesa 3: Resíduos - economia circular e pagamentos por serviços ambientais urbanos, que discutirá redução, reutilização e reciclagem, valorização dos catadores e soluções inovadoras para a gestão de resíduos.

Outro destaque é a presença de Patrícia Ellen, cofundadora do AYA Hub e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que participará da Mesa 5: Inovações sustentáveis para a cidade, dedicada ao debate sobre empregos verdes, capacitação profissional e transição justa para a economia de baixo carbono.

A programação também contará com mesas sobre gestão da água e saneamento sustentável, que abordará soluções para o acesso à água potável e proteção de mananciais urbanos; cobertura vegetal urbana e manejo de áreas verdes, destacando estratégias para mitigar ilhas de calor e ampliar a arborização; e mobilidade urbana de baixo carbono, com foco em transporte público, cidades de 15 minutos e mobilidade ativa.

A conferência tem como propósito promover a conscientização sobre a prevenção da poluição e o uso eficiente de recursos, estimular a adoção de tecnologias limpas e práticas sustentáveis no setor produtivo municipal, fomentar parcerias entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, além de identificar oportunidades de melhoria ambiental e econômica nos processos produtivos locais. Também será espaço para elaborar propostas de políticas públicas municipais que incentivem a Produção Mais Limpa e, ao final, formular um documento oficial de contribuição do Município de São Paulo à COP 30, consolidando o papel da cidade no debate climático internacional.

24ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas


Inspirada no conceito de Produção Mais Limpa (P+L) da ONU, que propõe eficiência no uso de matérias-primas, água e energia para reduzir impactos ambientais,  a conferência, realizada anualmente desde 2002, terá este ano um caráter especial: será preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA).

Serviço


24ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas
Local: Plenário 1º de Maio — Câmara Municipal de São Paulo
Horário: 10h às 19h30
Vagas: 350
Programação completa e inscrições:  https://www.saopaulo.sp.leg.br/camarapeloclima/agenda/