CULTURA

Programação cultural: “Rostos de Janus”, do Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança, faz apresentação única no Sesc Bom Retiro

Capital paulista recebe o espetáculo “Rostos de Janus”, do Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança no dia 16 de outubro, às 19h, no Sesc Bom Retiro, com entrada gratuita

Por Assessoria Publicado em 13/10/2025 às 14:30
Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início do espetáculo. Charles Lima, Acervo SPED

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, apresenta-se gratuitamente no Sesc Bom Retiro com o Projeto Especial. O grupo, composto por estudantes dos Cursos Regulares da instituição, apresentará a coreografia “Rostos de Janus”, de Vinicius Anselmo, no dia 16 de outubro, às 19h. Para abrir a noite, será dançada “E Assim Foi…”, coreografia de Anselmo Zolla. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do espetáculo.

“Rostos de Janus” mergulha na complexidade da identidade e do pertencimento. A coreografia criada por Vinícius Anselmo utiliza a técnica da dança contemporânea, em diálogo com elementos clássicos e modernos. Essa mistura também pode ser percebida na trilha sonora, composta pelo instrumentista André Mehmari, que equilibra o piano acústico e a música eletrônica. A construção da narrativa é completada com o figurino, de Fábio Namatame, e a iluminação, projetada por Marcel Rodrigues, conduzindo o espectador a reflexões sobre a multiplicidade de cada sujeito e as facetas que se manifestam no convívio coletivo. 

Indo de encontro com o tema de autoconhecimento, a coreografia “E Assim Foi…”, de Anselmo Zolla, completa o programa no Sesc Bom Retiro. A dramaturgia assinada por Andrea Cavinato cria uma fábula por meio do movimento, mostrando as transformações que ocorrem em indivíduos e comunidades ao se conectarem com o outro e com o novo. A trilha sonora, de Joaquim Tomé e locução de Tuna Duwek, serve como fio condutor da coreografia em formato de prosa poética musicada.

Sobre o Projeto Especial da SPED

Os estudantes envolvidos no Projeto Especial são selecionados por meio de audições para participar das criações coreográficas, ensaios e apresentações, como explica Inês Bogéa, diretora artística e educacional da SPED. “Os estudantes que passam pelo Projeto Especial vivem a experiência de fazer parte de uma companhia profissional. A temporada deste ano foi ainda mais intensa, levamos a dança da nossa escola para cidades desde o interior até a capital do estado. Todo esse processo dá bagagem para esses jovens se formarem profissionais preparados para o mercado de trabalho artístico”, ressalta.

___________________________________________________________________

“Rostos de Janus” é um projeto contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, via edital Fomento CultSP PROAC Nº23/2024  —  Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. 

Serviço

Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança apresenta Rostos de Janus

Sesc Bom Retiro: 16 de outubro, às 19h. 

Endereço: Alameda Nothmann, 185 - Campos Elíseos, São Paulo - SP. 

Distribuição de ingressos a partir das 18h.