Programação cultural: “Rostos de Janus”, do Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança, faz apresentação única no Sesc Bom Retiro
Capital paulista recebe o espetáculo “Rostos de Janus”, do Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança no dia 16 de outubro, às 19h, no Sesc Bom Retiro, com entrada gratuita
A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, apresenta-se gratuitamente no Sesc Bom Retiro com o Projeto Especial. O grupo, composto por estudantes dos Cursos Regulares da instituição, apresentará a coreografia “Rostos de Janus”, de Vinicius Anselmo, no dia 16 de outubro, às 19h. Para abrir a noite, será dançada “E Assim Foi…”, coreografia de Anselmo Zolla. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do espetáculo.
“Rostos de Janus” mergulha na complexidade da identidade e do pertencimento. A coreografia criada por Vinícius Anselmo utiliza a técnica da dança contemporânea, em diálogo com elementos clássicos e modernos. Essa mistura também pode ser percebida na trilha sonora, composta pelo instrumentista André Mehmari, que equilibra o piano acústico e a música eletrônica. A construção da narrativa é completada com o figurino, de Fábio Namatame, e a iluminação, projetada por Marcel Rodrigues, conduzindo o espectador a reflexões sobre a multiplicidade de cada sujeito e as facetas que se manifestam no convívio coletivo.
Indo de encontro com o tema de autoconhecimento, a coreografia “E Assim Foi…”, de Anselmo Zolla, completa o programa no Sesc Bom Retiro. A dramaturgia assinada por Andrea Cavinato cria uma fábula por meio do movimento, mostrando as transformações que ocorrem em indivíduos e comunidades ao se conectarem com o outro e com o novo. A trilha sonora, de Joaquim Tomé e locução de Tuna Duwek, serve como fio condutor da coreografia em formato de prosa poética musicada.
Sobre o Projeto Especial da SPED
Os estudantes envolvidos no Projeto Especial são selecionados por meio de audições para participar das criações coreográficas, ensaios e apresentações, como explica Inês Bogéa, diretora artística e educacional da SPED. “Os estudantes que passam pelo Projeto Especial vivem a experiência de fazer parte de uma companhia profissional. A temporada deste ano foi ainda mais intensa, levamos a dança da nossa escola para cidades desde o interior até a capital do estado. Todo esse processo dá bagagem para esses jovens se formarem profissionais preparados para o mercado de trabalho artístico”, ressalta.
___________________________________________________________________
“Rostos de Janus” é um projeto contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, via edital Fomento CultSP PROAC Nº23/2024 — Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Serviço
Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança apresenta Rostos de Janus
Sesc Bom Retiro: 16 de outubro, às 19h.
Endereço: Alameda Nothmann, 185 - Campos Elíseos, São Paulo - SP.
Distribuição de ingressos a partir das 18h.