DECLARAÇÃO

Lula comenta prisão de Carla Zambelli na Itália: “Nem lembrava desse nome”

Presidente disse que deputada “vai pagar pelo que fez”, ao ser questionado sobre o caso durante viagem oficial a Roma

Publicado em 13/10/2025 às 14:28
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Reprodução

Durante viagem oficial à Itália, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta segunda-feira (13) o caso da deputada Carla Zambelli (PL-SP), detida em Roma desde julho. Questionado por jornalistas sobre a situação da parlamentar, Lula afirmou que “nem se lembrava desse nome” e declarou que ela “vai pagar pelo que fez”, seja no Brasil ou na Itália.

 “Nem lembrava desse nome. Se você não pergunta, eu nem sabia que ela estava aqui ou não. Para mim, é uma pessoa, sabe, que não merece respeito de quem ama a democracia. Ela vai pagar pelo erro que fez”, disse o presidente após encontro com o Papa Leão XIV, no Vaticano.

Carla Zambelli deixou o Brasil em maio, logo após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, ela está sob custódia das autoridades italianas, que avaliam um pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro.

A viagem de Lula à Itália inclui compromissos oficiais em Roma e encontros com líderes religiosos e políticos europeus, em meio a uma agenda voltada ao fortalecimento de relações internacionais e diálogo sobre democracia e direitos humanos.