'Liguem para Moscou': professor norueguês exorta OTAN a evitar conflito com a Rússia

Os Estados-membros da OTAN ainda têm a oportunidade de evitar um conflito com a Rússia, desde que criem um sistema de segurança comum no continente europeu, escreveu na rede social X o professor da Universidade do Sudeste da Noruega Glenn Diesen.
"A OTAN poderia ter criado uma arquitetura de segurança europeia comum e fazer a paz com a Rússia em qualquer momento dos últimos 35 anos, disse Diesen.
"Liguem para Moscou e se afastem do caminho da guerra", apelou ele.
Anteriormente, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán fez uma proposta de realizar negociações entre a União Europeia (EU) e a Rússia sobre o futuro do sistema de segurança europeu.
De acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, a UE perdeu a soberania política, o que leva à perda da soberania econômica.
Nos últimos anos, a Rússia tem repetidamente expressado preocupação com a atividade sem precedentes da OTAN junto de suas fronteiras ocidentais. A Aliança Atlântica está aumentando suas capacidades militares, chamando isso de "contenção da agressão". Ao mesmo tempo, o Kremlin enfatizou que Moscou não ameaça ninguém, mas não ignorará ações potencialmente perigosas para seus interesses.