SERVIÇO PÚBLICO

Rio de Janeiro Realiza Dia D de Saúde com Foco em Vacinação e Outubro Rosa

Mais de 500 locais de atendimento estarão abertos neste sábado (18) para oferecer imunização do calendário infantil e adulto, além de exames preventivos e planejamento familiar para mulheres.

Por Redação com agências Publicado em 15/10/2025 às 13:22
Reprodução / Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro promove neste sábado (18) o Dia D de uma grande mobilização de saúde, combinando a campanha de multivacinação com a ampliação dos serviços do Outubro Rosa. Serão mais de 500 pontos de atendimento espalhados por toda a cidade, funcionando das 8h às 17h.

O mutirão busca incentivar a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. As doses estarão disponíveis nas 240 salas de vacinação, incluindo os grandes centros de imunização e locais estratégicos como praças, escolas, igrejas e shoppings.

Foco na Prevenção Feminina

As unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros de Saúde) terão um foco especial no cuidado da mulher, oferecendo diversos serviços preventivos e de planejamento:

Rastreamento de Câncer: Coleta de preventivo (para mulheres entre 25 e 64 anos), exame clínico das mamas e solicitação de mamografia.

Saúde Sexual e Reprodutiva: Inserção de DIU e implanon, testes rápidos para sífilis e outras ISTs, e prescrição da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV).

Atendimento Geral: Consultas médicas, avaliação de exames e atendimento de saúde bucal.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou o benefício da dupla ação: "A mãe, tia ou avó que for levar a criança para conferir a situação vacinal... já poderá aproveitar para receber orientação e vários serviços de saúde da mulher."

Imunização em Massa

A campanha de multivacinação, que teve início em 6 de outubro, disponibilizará um vasto leque de imunizantes para todas as idades, incluindo:

Vacinas: Contra hepatites A e B, HPV, influenza, covid-19, BCG, pentavalente, tríplice viral, varicela, ACWY, pneumo 10, meningo C, DTP, febre amarela e rotavírus.

Adultos: Poderão aproveitar para atualizar as vacinas contra sarampo e febre amarela.

A SMS orienta que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação ou outro comprovante. A relação completa dos 500 pontos de atendimento será divulgada no site da Secretaria nesta sexta-feira.