Trump descreve 'grande progresso' em ligação com Putin e sugere novo encontro entre os líderes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou como foi sua ligação com o presidente russo, Vladimir Putin. Segundo o mandatário norte-americano, houve um "grande progresso" e os países realizarão um encontro de alto nível na próxima semana, em local ainda a ser definido.
Segundo Trump, Putin o parabenizou por pelo acordo de paz entre Israel e o Hamas. Outro ponto de destaque na conversa foram as relações bilaterais e comerciais entre os dois países após o fim do conflito ucraniano.
"Acredito, de fato, que o sucesso no Oriente Médio ajudará em nossas negociações para o fim da Guerra com a Rússia/Ucrânia", comentou o presidente norte-americano em suas redes sociais.
Os dois líderes globais concordaram em realizar, na próxima semana, uma reunião de seus assessores de alto nível. Do lado norte-americano, a delegação será liderada pelo secretário de Estado, Marco Rubio. "O local da reunião ainda será definido", afirmou o líder estadunidense.
Trump também sugeriu que vá acontecer um novo encontro entre os dois presidentes.
"O Presidente Putin e eu nos encontraremos em um local previamente combinado, Budapeste, Hungria, para ver se conseguimos pôr fim a esta guerra 'inglória' entre a Rússia e a Ucrânia."
Por fim, Trump e Vladimir Zelensky se encontrarão amanhã na Casa Branca, quando os termos discutidos hoje com Putin serão passados ao ucraniano.