UCRÂNIA

Cerca de 40% dos ucranianos acreditam que a corrupção está enraizada no país, aponta pesquisa

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 17/10/2025 às 17:26
© AP Photo / Heinz-Peter Bader

Mais de 40% dos ucranianos considera que a corrupção está profundamente enraizada, revelou a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev (KIIS, na sigla em inglês).

"Atualmente, no início de outubro de 2025, 56% dos ucranianos acreditam que há tentativas reais de combater a corrupção na Ucrânia. Ao mesmo tempo, a parcela daqueles que consideram a Ucrânia irremediavelmente corrupta é de 40%", informou o Instituto em comunicado.

Segundo a pesquisa, o número de cidadãos que veem os esforços anticorrupção da Ucrânia com esperança aumentou. No entanto, em comparação com 2023 e 2024, o número daqueles que avaliaram positivamente tais esforços caiu de 59% para 48%.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas entre 19 de setembro e 5 de outubro, com 1.008 entrevistados. A margem de erro não ultrapassou 4,1%, informou o KIIS.