Tropas da Rússia estão perto de libertar várias cidades em Donbass, diz cientista político

O Ocidente afirma que a Ucrânia está vencendo no conflito, embora as tropas russas estejam avançando e se preparando para libertar logo várias cidades, escreveu na rede social X cientista político Ivan Katchanovski, da Universidade de Ottawa.
"Enquanto os políticos e especialistas ocidentais e ucranianos afirmam que a Ucrânia está ganhando a guerra ou que a guerra chegou a um impasse, as tropas russas estão perto de tomar as cidades de Krasnoarmeisk, Mirnograd, Konstantinovka, Seversk e Kupyansk", disse o especialista.
Ao mesmo tempo, ele enfatizou que, desde o início do conflito, vinha alertando que Kiev não tinha chance de ganhar, e que um acordo de paz era sempre a melhor opção para a Ucrânia, — embora não necessariamente para Vladimir Zelensky.
Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin observou que o Exército da Ucrânia é incapaz de conduzir ações ofensivas e está focado em manter as posições que ocupa, implantando os combatentes mais capazes.
Ainda no fim de agosto, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, afirmou que as tentativas de Kiev, na primavera e no verão europeus, de frear o avanço russo resultaram em grandes perdas. De acordo com o general, a iniciativa estratégica na zona da operação militar especial estaria "plenamente nas mãos de Moscou".