Rui Palmeira denuncia retaliação política da Prefeitura de Maceió após exposição de investimentos de alto risco do IPREV
Vereador afirma que notificação da atual gestão tem viés político e seria uma resposta às denúncias graves apresentadas por ele na Câmara e ao Ministério Público

Na sessão desta quarta-feira (22), o ex-prefeito e atual vereador por Maceió, Rui Palmeira (PSD), denunciou na tribuna da Câmara Municipal o que classificou como uma tentativa clara de retaliação política por parte da gestão do prefeito JH Caldas. Após escancarar os investimentos de alto risco feitos pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (IPREV), Rui recebeu uma notificação extrajudicial do órgão solicitando informações antigas, mesmo passados cinco anos desde o fim de seu mandato no Executivo.
Para o vereador, a ação da atual administração municipal tem caráter político e representa uma reação direta às denúncias recentemente apresentadas por ele, tanto no plenário da Câmara quanto formalmente ao Ministério Público de Alagoas. As denúncias envolvem a aplicação de R$117 milhões em investimentos de alto risco no Banco Master e outros R$51 milhões em um fundo imobiliário obscuro, o Nest Eagle. Ambos realizados já na gestão de JH Caldas e sem cobertura do Fundo Garantidor de Créditos.
“O prefeito JH Caldas tem o péssimo costume de processar adversários políticos, jornalistas, blogueiros, mas agora está usando a própria estrutura da Prefeitura para perseguir a oposição”, afirmou Rui.
Durante sua fala, o vereador destacou ainda que, enquanto esteve à frente da Prefeitura de Maceió, o IPREV foi conduzido com total responsabilidade, legalidade e transparência. A transição para a atual administração foi feita com a entrega de relatórios detalhados e participação em reuniões formais com a nova equipe, além do envio de toda a documentação pertinente ao Ministério da Previdência, em cumprimento às exigências legais e de controle do órgão federal.
O vereador também questionou a postura do atual presidente do Instituto, Guilherme Alvarenga. “Como procurador e conhecedor das leis, torço para que ele atue com imparcialidade e respeite os princípios do contraditório e da isonomia. Espero que essa notificação tenha sido igualmente encaminhada ao prefeito JH Caldas e aos ex-presidentes do IPREV indicados por ele, como o senhor Ronnie Reyner. Caso contrário, poderá responder por prevaricação”, cobrou.
Rui Palmeira informou que está tomando ciência formal da notificação e que todos os dados solicitados serão repassados dentro do prazo legal. Ele reforçou que não se intimidará com ações de perseguição política. “Essa tentativa de intimidação não vai calar a minha voz. Continuarei fiscalizando, cobrando explicações e defendendo os interesses dos servidores, aposentados e pensionistas de Maceió”, afirmou.
Por fim, o parlamentar reiterou seu compromisso com a verdade, a legalidade e a defesa da população maceioense, destacando que continuará exercendo seu mandato com independência e responsabilidade.