SANÇÃO

Lula sanciona nova lei contra o crime organizado

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 30/10/2025 às 05:39
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Lula sanciona nova lei contra o crime organizadoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (29), uma nova lei que reforça o combate ao crime organizado no Brasil.

Publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (30), a legislação cria dois novos tipos penais — "obstrução de ações contra o crime organizado" e "conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado" — com penas de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa.A medida também amplia a proteção a autoridades e servidores públicos envolvidos no enfrentamento à criminalidade, incluindo juízes, promotores, policiais e militares, ativos ou aposentados, bem como seus familiares, especialmente em áreas de fronteira.

Condenados e investigados por obstrução ou conspiração deverão cumprir pena em presídios federais de segurança máxima, com o objetivo de reduzir a influência de facções no sistema prisional estadual.