GESTÃO URBANA

Prefeitura de Maceió participa do 2º Encontro de Cidades da Agenda 2030

Evento reúne gestores municipais de todo o país para debater planejamento estratégico, sustentabilidade e justiça climática

Publicado em 31/10/2025 às 14:35
Vice-presidente do Iplam, Maria Luísa Machado no 2º Encontro de Cidades: em direção à Agenda 2030. Cortesia

A Prefeitura de Maceió está representada no 2º Encontro de Cidades: em direção à Agenda 2030, realizado no Rio de Janeiro, pela vice-presidente do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), Maria Luísa Machado. O evento, que começou na última quinta-feira (30) e segue até esta sexta-feira (31), reúne gestores municipais de todo o Brasil para debater estratégias de planejamento urbano, financiamento sustentável e justiça climática, com foco em cidades mais resilientes e inclusivas.

O principal objetivo do encontro é avaliar os avanços na implementação da Agenda 2030 e discutir soluções práticas para os desafios urbanos do país, promovendo a troca de experiências, o planejamento intersetorial e o fortalecimento da governança local.

Durante sua participação, Maria Luísa detalhou o papel do Iplam como autarquia municipal responsável pelo planejamento urbano, licenciamento e inteligência territorial. Segundo ela, o instituto integra dados, planos e projetos de forma intersetorial, sempre com foco em sustentabilidade, inovação e governança territorial.

Entre os instrumentos estratégicos apresentados por Maceió estão o Plano Diretor (atualmente em revisão), o Observatório da Cidade e o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI).

A revisão do Plano Diretor, destacada em uma cartilha propositiva, prioriza a função social da cidade e da propriedade, incorporando inclusão social, sustentabilidade ambiental e governança participativa. O documento está alinhado à Nova Agenda Urbana e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas e indicadores que serão monitorados pelo Observatório da Cidade, oferecendo ferramentas estratégicas para acompanhar o crescimento urbano e a qualidade de vida em Maceió.

O Observatório da Cidade é uma plataforma pública que integra dados urbanos, sociais e ambientais, auxiliando o planejamento e o licenciamento urbano com indicadores e mapas dinâmicos. Entre os exemplos de indicadores apresentados estão: cobertura vegetal (ODS 15), acesso a transporte público (ODS 11.2) e áreas de risco e vulnerabilidade climática (ODS 13).

Já o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), implementado a partir da metodologia do Projeto Orla Federal, contou com a participação de mais de 400 pessoas e recebeu 150 contribuições públicas. Com um comitê gestor intersetorial formado por secretarias municipais e representantes da sociedade civil, o plano estabelece diretrizes para o uso sustentável do litoral, promoção do turismo e preservação ambiental, alinhando-se diretamente aos ODS 14, 11 e 8.

“Esse encontro é uma oportunidade para Maceió entender melhor como se posicionar diante da Agenda 2030, como transformar os ODS em ações concretas e que cheguem até a população. Mais do que trocar experiências, é um espaço para construir parcerias e fortalecer o nosso compromisso com uma cidade mais inclusiva e preparada para o futuro”, destacou Maria Luísa Machado.

Além das apresentações institucionais, a vice-presidente do Iplam ressaltou a importância dos momentos participativos e do trabalho em equipe, reforçando que a integração entre gestão pública e comunidade é fundamental para transformar Maceió em uma cidade mais resiliente, sustentável e preparada para os desafios futuros.