RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Governo Trump lamenta morte de policiais no Rio e oferece apoio à gestão Castro

Em carta enviada ao secretário de Segurança, governo dos EUA manifesta pesar pelas vítimas da operação policial e se coloca à disposição para colaborar com autoridades fluminenses

Publicado em 05/11/2025 às 11:48
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump © AP Photo / Alex Brandon

O governo de Donald Trump enviou uma carta ao secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, Victor Santos, nesta terça-feira, 4, lamentando a morte de quatro policiais durante a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 121 mortos. No documento, assinado por James Sparks, do setor de Repressão às Drogas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o governo americano também se coloca à disposição para qualquer apoio necessário.

“Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do Estado e colocamo-nos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário”, afirma o comunicado.

Durante a ação, dois policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois policiais civis perderam a vida. “É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão”, destaca o texto.

A operação Contenção foi deflagrada na última terça-feira, com o objetivo de capturar líderes do Comando Vermelho que atuam nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio. Dos 121 mortos, quatro eram policiais e os demais, segundo a polícia, estariam envolvidos com o crime organizado.

A ofensiva visava cumprir 100 mandados de prisão, incluindo 30 expedidos pela Justiça do Pará. Um dos principais alvos, Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca ou Urso, apontado como uma das lideranças da facção fora da cadeia, conseguiu escapar e segue foragido.