Ucrânia afirma ter atingido refinaria estratégica na Rússia com drones de longo alcance
Ataque teria provocado incêndio em instalação industrial de Volgogrado; autoridades russas não confirmam alvo, mas Ucrânia reforça ofensiva contra infraestrutura energética
Drones ucranianos atingiram uma importante refinaria de petróleo na região de Volgogrado, na Rússia, pela segunda vez em quase três meses, informou a Ucrânia nesta quinta-feira, 6. Embora autoridades russas não tenham confirmado o ataque, o governador local relatou que drones provocaram um incêndio em uma instalação industrial não especificada.
De acordo com autoridades ucranianas, a refinaria é a maior produtora de combustível e lubrificantes do Distrito Federal do Sul da Rússia, processando mais de 15 milhões de toneladas de petróleo bruto por ano — o que representa cerca de 5,6% da capacidade total de refino do país.
Os dois países vêm trocando ataques quase diários contra a infraestrutura energética um do outro, enquanto iniciativas diplomáticas lideradas pelos Estados Unidos para encerrar a guerra, que já se aproxima de quatro anos, seguem sem efeito prático no campo de batalha.
Os ataques de drones ucranianos a refinarias russas têm como objetivo minar a receita de exportação de petróleo de Moscou, considerada essencial para sustentar a invasão em larga escala à Ucrânia.
Fonte: Associated Press
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.