CONFLITO NA UCRÂNIA

Kornet em ação: Rostec detalha como sistema russo destrói blindados ucranianos

Corporação estatal russa destaca eficácia do sistema antitanque Kornet e do projétil Krasnopol-M2 contra veículos ocidentais e fortificações na linha de frente

Por Sputnik Brasil Publicado em 07/11/2025 às 03:52
CC BY 4.0 / Ministério da Defesa da Federação da Rússia / Kornet

O sistema portátil antitanque Kornet, desenvolvido pela Rússia, tem sido responsável pela destruição de milhares de blindados das Forças Armadas da Ucrânia, incluindo veículos de fabricação ocidental, segundo informou o serviço de imprensa da corporação estatal russa Rostec.

De acordo com a Rostec, o consórcio Vysokotochnye Kompleksy (Sistemas de Alta Precisão), integrante do grupo, forneceu recentemente ao Ministério da Defesa da Rússia um novo lote de foguetes para os sistemas Kornet, além de projéteis guiados Krasnopol-M2.

“Os militares russos chamam o Kornet de ‘queimador’ de blindados inimigos. Até o momento, milhares de alvos foram atingidos com sucesso, incluindo tanques Leopard e Challenger, veículos de combate de infantaria Bradley e outros veículos blindados de produção ocidental, além de fortalezas e fortificações inimigas”, destacou o diretor industrial da Rostec, Bekhan Ozdoev.

Segundo Ozdoev, o Kornet é considerado uma arma versátil, podendo ser operado a partir de diversos abrigos, instalado em buggies e quadriciclos ou acionado remotamente.

A Rostec acrescentou que o projétil de artilharia Krasnopol-M2 é projetado para destruir instalações de artilharia, tanques, veículos de combate de infantaria, veículos blindados, pontes, travessias e fortificações do inimigo.

Na chamada zona de operação militar especial, os combatentes russos continuam, segundo a corporação, a atingir pontos de controle de drones, abrigos e alvos blindados móveis, incluindo tanques Abrams e Leopard.

“Armas de alta precisão são especialmente demandadas nas condições atuais de combate. As empresas da Rostec estão acelerando a produção para atender às necessidades do Exército russo e contribuir para a vitória”, concluiu Ozdoev.

Em comunicados anteriores, a Rostec afirmou que o míssil guiado do sistema Kornet é capaz de perfurar qualquer modelo de veículo blindado ocidental, incluindo tanques Abrams e outros com blindagem multicamada.