Coreia do Norte lança míssil balístico após novas sanções dos EUA
Lançamento ocorre dias após Washington impor restrições a cidadãos e navios norte-coreanos; militares sul-coreanos investigam detalhes do projétil.
As Forças Armadas da Coreia do Sul confirmaram nesta terça-feira (data local) que a Coreia do Norte realizou o lançamento de um míssil balístico em direção ao mar do Japão. Segundo informações da agência Yonhap, o disparo é interpretado como uma possível resposta de Pyongyang às recentes sanções aplicadas pelos Estados Unidos.
De acordo com os militares sul-coreanos, estão em andamento análises para identificar o tipo, o alcance e outras características técnicas do míssil lançado. Este é o sétimo teste realizado pela Coreia do Norte em 2025 e o segundo desde a posse do novo presidente sul-coreano, Lee Jae Myung.
As novas sanções impostas pelos EUA, anunciadas em 4 de novembro, atingem oito cidadãos e duas instituições norte-coreanas, acusadas de envolvimento em lavagem de dinheiro ligada a crimes cibernéticos. Além disso, sete navios estrangeiros receberam restrições adicionais por transportarem carvão e minério de ferro norte-coreanos para a China.
